09 dezembro 2015

Dica de Leitura: A Cidade do Sol - Khaled Hosseini


Leitura Concluída em 2009

Ficha Técnica


Obra: A Cidade do Sol (Título Original: A Thousand Splendid Sun)

Autor: Khaled Hosseini (Tradução: Maria Helena Rouanet)

Editora: Nova Fronteira

Ano: 2007

ISBN: 9788520920107

Número de Páginas: 368

Avaliação: 





Sinopse

     Mariam tem 33 anos. Sua mãe morreu quando ela tinha 15 anos e Jalil, o homem que deveria ser seu pai, a deu em casamento a Rashid, um sapateiro de 45 anos. Ela sempre soube que seu destino era servir seu marido e dar-lhe muitos filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Laila tem 14 anos. É filha de um professor que sempre lhe diz: “Você pode ser tudo o que quiser.” Ela vai à escola todos os dias, é considerada uma das melhores alunas do colégio e sempre soube que seu destino era muito maior do que casar e ter filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Confrontadas pela história, o que parecia impossível acontece: Mariam e Laila se encontram, absolutamente sós. E a partir desse momento, embora a história continue a decidir os destinos, uma outra história começa a ser contada, aquela que ensina que todos nós fazemos parte do “todo humano”, somos iguais na diferença, com nossos pensamentos, sentimentos e mistérios.


Sobre o autor

     Khaled Hosseini nasceu em 04 de março de 1965, em Cabul. É um romancista e médico afegão, com naturalização estadunidense. É o autor do romance best-seller "O Caçador de Pipas". Seu pai trabalhava como diplomata, e quando ele tinha 11 anos, a família se mudou para a França. Quatro anos mais tarde, pediu asilo nos Estados Unidos. Ele frequentou a escola na América com pouco conhecimento da língua inglesa, e mais tarde tornou-se um cidadão. Todos seus três romances se tornaram best-sellers. É casado com Roya Hosseini e tem dois filhos, Haris e Farah.
   Quando Hosseini era criança, leu desde poesias persas a romances como Alice no País das Maravilhas e a série do detetive Mike Hammers, do escritor Mickey Spillane. As memórias de um Afeganistão pré-invasão soviética e suas experiências pessoais o levaram a escrever o seu primeiro romance.


Gostaria de saber mais sobre o autor e suas obras? Clique AQUI para acessar seu website.


Resenha e opinião

     "A Cidade do Sol" narra, primeiramente, a história de Mariam, que nasceu em 1959, em Herat, uma das maiores cidades do Afeganistão. Ela foi concebida através de um adultério e é, portanto, uma harami, fruto de uma relação ilegítima. A família de Nana, sua mãe, partiu, abandonando-as, ao tomar conhecimento da gravidez. Nana, então, foi morar em uma casa de tijolo com barro e palha, construída por Jalil, pai de Mariam, que a visitava uma vez por semana, recebendo amor puro e inocente da garotinha e críticas de Nana.

     Ao completar 15 anos de idade, Mariam pede ao pai que ele a leve ao cinema com seus irmãos para conhecê-los. Jalil se compromete a fazer isso, entretanto não aparece. Mariam resolve, então, ir procurá-lo em Herat. Lá ela nota que ele está em casa, contudo ninguém a recebe. A moça dorme a noite toda na calçada em frente a casa do pai e, pela manhã, o motorista a leva para casa, onde ela terá uma terrível surpresa, revelando que está completamente só no mundo. Assim, finalmente recebida na casa de seu pai, Mariam é dada em casamento a Rashid, um homem de 45 anos que reside em Cabul.

     A segunda parte do livro conta a história de Laila, nascida em 1978, quando os soviéticos já haviam invadido o Afeganistão. Filha bem criada de um professor e uma mãe muito forte, Laila aprendeu que poderia ser o que quisesse, sendo incentivada a estudar e se formar.

     Laila tinha como amigos Giti, Hasina e Tariq, e seus irmãos eram Noor e Ahmad, os quais ela pouco conhecia, pois, há muitos anos, eles haviam sido enviados como combatentes na guerra contra os soviéticos. Por esse motivo, sua mãe aguardava o retorno deles com muita fé, mantendo pouco contato com a filha. Essa situação foi agravada quando chegou a notícia de que eles morreram em combate.

     Durante o período em que o país passa por crises políticas, ataques, fugas e mortes, Laila e Tariq se descobrem apaixonados e se entregam um ao outro. Tariq informa a Laila que pretende deixar o país junto com sua família, convidando-a para acompanhá-los, mas ela não parte com o rapaz. Quando finalmente a família de Laila decide fugir, um destino horrível acaba unindo Mariam à moça, trazendo uma reviravolta imprevista à trama.

     A partir daí, a obra narra a vida dessas duas mulheres unidas pelo sofrimento e pelas perdas, e as dificuldades que sofrem em um país onde as mulheres são oprimidas. Com um enredo belo e impressionante, somos apresentados a uma história de amizade e cumplicidade, extremamente emocionante e instrutiva, onde é possível acompanhar a história do Afeganistão desde os anos 70 até o início do século XXI.


Quotes

"E foi embora deixando Mariam cuspindo pedras, sangue e pedaços de dois molares quebrados." - Pág. 95

"Pela careta de Tariq, Laila descobriu que os meninos são diferentes das meninas em relação a isso. Eles não demonstram sua amizade. Não sentem falta, não precisam desse tipo de conversa." - Pág. 119

"Fazia dois anos que Mariam tinha ouvido falar dos talibãs pela primeira vez, em outubro de 1994, quando Rashid chegou em casa com a notícia de que eles haviam derrotado os senhores da guerra em Kandahar e tomado a cidade." - Pág. 241


Capa e diagramação

     A obra possui capa apresentando a imagem de duas mulheres caminhando pelo deserto, com um grande sol bem no centro, no céu. A diagramação é simples, com páginas amarelas. A obra é dividida em quatro partes. Dentro delas os capítulos são curtos, e se iniciam na página seguinte ao encerramento do capítulo anterior.


Capas pelo mundo

  
  




→Os preços variam entre R$15,33 e R$31,90←


→ Mais informações sobre a obra no Skoob.

4 comentários:

  1. Nossa adorei super curiosa para ler este livro parabéns pelo post,
    venha fazer uma visita no meu blog bjo
    oii sou apaixonada por esmalte ficou lindaaa parabéns, adorei seu blog venha fazer uma visita bjo
    http://wwwjuniamariseblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. A Cidade do Sol foi um dos melhores livros que li em 2014. É mesmo uma história emocionante e que nos coloca para refletir sobre a questão dos direitos das mulheres mundo afora. Abraço!
    http://misslizzyleituras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você! Uma obra muito marcante!!!
      Beijos!!! =)

      Excluir

© O Pequeno Mundo dos Livros - 2013. Todos os direitos reservados.
Criação e layout por: Maísa Andreoli Dias.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo