18 janeiro 2016

Dica de Leitura: O Massacre da Serra Elétrica (Dissecando) - Stefan Jaworzyn

Leitura Concluída em 17 de janeiro de 2016

Ficha Técnica


Obra: O Massacre da Serra Elétrica (Título Original: The Texas Chain Massacre Companion)

Autor: Stefan Jaworzyn (Tradução: Antônio Tibau e Dalton Caldas)

Editora: Darkside

Ano: 2003

ISBN: 9788566636031

Número de Páginas: 320

Avaliação:






Sinopse

     Uma obra incomparável do medo, escrita de fã para fã. O Massacre da Serra Elétrica [Arquivos Sangrentos] faz uma verdadeira anatomia do clássico de Tobe Hopper, de 1974, apresenta pela primeira vez o making of e a história completa da série, e inclui um prefácio do próprio Leatherface (Gunnar Hansen), fotografias raras, inéditas e muito mais. A Coleção Dissecando Filmes Clássicos de Terror apresenta os bastidores das principais obras do gênero, ressaltando a amizade entre jovens apaixonados por cinema e sangue, que os leva a criar os filmes que queriam fazer, as histórias que queriam contar.


Sobre o autor



     Escritor, músico e misantropo, Stefan Jaworzyn era uma presença notória e enérgica no Reino Unido dos anos 80 e 90. Em 1986 ele formou a banda Skullflower com Matthew Bower e se manteve como guitarrista por quatro anos. Jaworzyn voltou a Whitehouse em 1990-91, e, nessa época, também foi convidado a participar de uma mesa redonda sobre assassinos em série no canal 4 do programa After Dark. 




Resenha e opinião

     "O Massacre da Serra Elétrica" é o primeiro título da coleção "Dissecando", da Editora Darkside (conheça os outros títulos clicando AQUI). A obra demonstra como foram as etapas de produção de um filme de baixo orçamento que modificou as estruturas das produções cinematográficas, mormente em relação ao gênero horror.

     Apesar de assinada por Stefan Jaworzyn, a obra é composta, na verdade, de diversos depoimentos dos grandes envolvidos na produção, edição e atuação do filme, dispostos em forma de pequenas introduções dentro dos capítulos, em sequência justaposta.

     A edição brasileira inicia-se explicando a tradução errônea do título "The Texas Chain Massacre" no país, que modificou a motosserra por uma serra elétrica, aparelho que necessita de energia elétrica para funcionar. Por força da tradição nacional, os editores da obra optaram por utilizar a expressão serra elétrica no decorrer do livro. O prefácio foi escrito por Gunnar Hansen, primeiro ator a interpretar o temido e insano Leatherface.

     O interessante da obra é sua riqueza em material constando informações sobre bastidores, comentários e críticas. O livro foi concluído, originalmente, em 2003, época em que um remake do filme estava em pré-produção. Antônio Timbau e Dalton Caldas, tradutores, produziram os capítulos posteriores sobre a refilmagem, uma prequela lançada em seguida e a nova versão 3D.


Capa e diagramação

     A obra possui capa apresentando a imagem de Leatherface empunhando uma motosserra, com o título em vermelho sobreposto a essa imagem. A diagramação é bem elaborada, repleta de fotografias, imagens e pôsteres relacionados ao filme. As páginas são amarelas. O mais curioso acerca desta produção é o box que o acompanha, fazendo alusão às fitas VHS.

Capas pelo mundo

capa_dura_serra_eletrica




→Os preços variam entre R$33,90 e R$49,90←


→ Mais informações sobre a obra no Skoob.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© O Pequeno Mundo dos Livros - 2013. Todos os direitos reservados.
Criação e layout por: Maísa Andreoli Dias.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo