10 dezembro 2015

Dica de Leitura: O Caçador de Pipas - Khaled Hosseini



Leitura Concluída em 2009

Ficha Técnica

Obra: O Caçador de Pipas (Título Original: The Kite Runner)

Autor: Khaled Hosseini (Tradução: Maria Helena Rouanet)

Editora: Nova Fronteira

Ano: 2003

ISBN: 9788520917671

Número de Páginas: 368

Avaliação:





Sinopse

     O caçador de pipas é considerado um dos maiores sucessos da literatura mundial dos últimos tempos. Este romance conta a história da amizade de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 1970. Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas. E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado.


Sobre o autor

     Khaled Hosseini nasceu em 04 de março de 1965, em Cabul. É um romancista e médico afegão, com naturalização estadunidense. É o autor do romance best-seller "O Caçador de Pipas". Seu pai trabalhava como diplomata, e quando ele tinha 11 anos, a família se mudou para a França. Quatro anos mais tarde, pediu asilo nos Estados Unidos. Ele frequentou a escola na América com pouco conhecimento da língua inglesa, e mais tarde tornou-se um cidadão. Todos seus três romances se tornaram best-sellers. É casado com Roya Hosseini e tem dois filhos, Haris e Farah.

     Quando Hosseini era criança, leu desde poesias persas a romances como Alice no País das Maravilhas e a série do detetive Mike Hammers, do escritor Mickey Spillane. As memórias de um Afeganistão pré-invasão soviética e suas experiências pessoais o levaram a escrever o seu primeiro romance.

Gostaria de saber mais sobre o autor e suas obras? Clique AQUI para acessar seu website.


Resenha e opinião

     "O caçador de pipas" narra a história dos amigos Amir e Hassan. A narrativa se passa na década de 70, no Afeganistão, onde existe uma forte divisão entre as classes sociais. Amir faz parte da elite, é um garoto mimado, que demonstra sentimentos questionáveis, é egoísta e busca incessantemente a atenção do pai. Em contrapartida, Hassan, filho de um empregado da casa do pai de Amir, é simples, humilde, corajoso e leal.

     Amir não tinha por Hassan a mesma consideração que recebia dele, tampouco lealdade, mas gostava de ser tratado como chefe. Em determinado momento da trama, Amir e Hassan se inscrevem em um campeonato de pipas, o qual Amir vence. Para que o amigo tivesse a pipa que o fez campeão, Hassan revolve buscá-la, e desaparece. Nesse momento da trama a fidelidade de Amir é posta à prova, e o leitor conhecerá seu verdadeiro caráter.

     Khaled Hosseini desenvolveu um enredo chocante e fascinante, com personagens marcantes e cenas bem desenvolvidas e detalhadas, que provocarão fortes sentimentos ao leitor, emocionando e induzindo à reflexão. Narrada em primeira pessoa por Amir, a leitura nos faz capazes de perceber que a felicidade chega, mesmo que tardia, e que a vida é feita de arrependimentos e perdão.

     É importante ressaltar que a obra foi adaptada ao cinema, em 2007. O filme foi dirigido por Marc Forster. Embora a maioria das cenas tenham sido filmadas no Afeganistão, algumas partes foram realizadas em Kashgar, China, devido aos perigos de se filmar em território afegão.


Quotes

"Queria que me desse o castigo que eu estava pedindo. Talvez, assim, pudesse finalmente dormir de noite. Talvez, assim, as coisas pudessem voltar a ser como antes entre nós." - Pág. 97


"A guerra acabou, Hassan." - Pág. 214


"Não sei se foi uma boa briga para Assef. Não acredito que tenha sido. Como poderia ser? Era a primeira vez que eu brigava com alguém. Durante toda a minha vida, nunca dei um soco que fosse." - Pág. 285


Capa e diagramação

     A obra possui capa apresentando uma pipa no céu, e um menino no canto inferior esquerdo observando-a. A diagramação é simples e as páginas são amarelas. Os capítulos são curtos, iniciando-se na página seguinte ao encerramento do capítulo anterior.


Capas pelo mundo





Onde Comprar: Editora Ediouro | Submarino | Saraiva | Americanas | Extra | Ponto Frio | Livraria da Folha | Livraria Cultura | Amazon | Fnac | Casas Bahia | Livraria da Travessa | Walmart


→Os preços variam entre R$23,80 e R$37,51←


→ Mais informações sobre a obra no Skoob.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© O Pequeno Mundo dos Livros - 2013. Todos os direitos reservados.
Criação e layout por: Maísa Andreoli Dias.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo