12 fevereiro 2016

Ressaca Literária: O que é e como se livrar dela?

Olá, pessoal! Como vocês estão?

Hoje resolvi fazer uma postagem diferente no blog. Gostaria de falar a respeito de uma coisa chamada "ressaca literária". Caso você seja um viciado em livros, como eu, com certeza já sofreu desse mal em algum momento de sua vida. 


---------------------------------------------------------------------------------------
O que é?
---------------------------------------------------------------------------------------

     A ressaca literária surge, geralmente, quando concluímos a leitura de um livro muito bom, com uma história arrebatadora e muito marcante. Também pode acontecer após a leitura de muitos livros ruins, e, então, o leitor desanima e não consegue ler mais nada, ou simplesmente após a leitura de muitos livros em sequência. Em poucas palavras, a ressaca literária é a perda de interesse pela leitura. O estresse e a correria do dia-a-dia também podem causar esse mal.



---------------------------------------------------------------------------------------
Como se livrar?
---------------------------------------------------------------------------------------


1 - Leia um livro de poucas páginas, com temas simples;

2 - Procure ler algo que saiba que irá apreciar;

3 - Dê preferência a livros únicos, que não façam parte de trilogias, séries e afins;

4 - Leia em locais tranquilos, longe de interferências externas;

5 - Experimente reler seu livro favorito.


---------------------------------------------------------------------------------------
Conclusão
---------------------------------------------------------------------------------------

     Caso você, viciado em leitura, esteja sentindo raiva de sua leitura atual, ou frustrado por não conseguir ler em seu ritmo habitual, ou, pior ainda, só de passar ao lado de sua estante de livros já tem um ataque de pânico, aceite: você está sofrendo de ressaca literária. As soluções para se curar deste problema estão listadas acima. Se nada der certo, dê um tempo para si mesmo, relaxe por uns dias, e retome a leitura somente quando estiver seguro. Caso contrário, esse mal não o deixará tão facilmente.



Caro leitor, você já sofreu deste mal? Conte-me sobre suas experiências nos comentários! 
Um beijo e até a próxima! 

10 comentários:

  1. Já sofri desse mal e acho que ainda vou sofrer, assim como todos os leitores. É algo inevitável, haha
    Só que no meu caso, o efeito não foi querer deixar de ler, pelo contrário, eu lia pra me curar. E funcionou!
    Amei o post. Bjos.
    Eu Sou Um Pouco De Cada Livro Que Li

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! E é péssimo, não é mesmo?!
      Eu também, quando a ressaca literária me pega eu fujo correndo dela! Não paro de ler, não! Eu utilizo todas essas técnicas avançadas para afastar ela de mim! hahaha
      Fico feliz que tenha gostado do post, Mi!!!
      Beijos!!! ;)

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá, Cecy!
      Creio que todos nós! =(
      Obrigada pela visita! =D
      Um beijão!

      Excluir
  3. Adorei as dicas, amo livros e amei seu blog, parabéns!!!

    http://realcedagarota.blogspot.com.br/2016/01/ari-indica-livro-maldicao-do-tigre.html?m=0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ari!
      Fico muito feliz que tenha gostado!!!
      Obrigada pela visita!!!
      Beijos

      Excluir
  4. Taí um sofrimento que todo viciado em livros passa. Adorei as dicas e as gifs da Agnes são simplesmente maravilhosas ahah
    Beijoss.

    pratelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!!
      Hahaha Ela não é linda?! =D
      Obrigada por visitar meu Pequeno Mundo!!!
      Beijooo!!!

      Excluir
  5. Olá moça, tudo bom??
    Nossa, acho que tive isso por anos então... E só fui conseguir sair dessa ressaca literária em dezembro do ano passado, quando cansei de ficar longe dos livros e me esforcei para voltar a ler. Começando com um livro de poucas páginas, e de um autor que eu gostasse muito.
    Se bem que fui meio louca, pois comecei logo com um livro de filosofia, o que poderia ter dado MUITO ruim haha Mas deu certo, e já emplaquei 3 de filosofia só esse ano, fora os de comédia (estilo manual de sobrevivência, só que feminino e de loucura) e um livro que não consegui terminar de ler quando eu tinha meus 9 anos...
    Gostei daqui, adorei o post *-*
    Blog Seja Frugal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sarah, tudo bem e vc?
      Filosofia? hehehe
      E eu que pensei que EU fosse eclética hahaha
      Fico feliz que tenha gostado! Volte sempre!!!
      Um beijo!!!

      Excluir

© O Pequeno Mundo dos Livros - 2013. Todos os direitos reservados.
Criação e layout por: Maísa Andreoli Dias.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo