01 novembro 2015

Dica de Leitura: A Revolta de Atlas Volume III - Ayn Rand


Leitura Concluída em 20 de março de 2015.
 
 
Ficha Técnica
 
 

Obra: A Revolta de Atlas Volume III (Título Original: Atlas Shrugged Part III)
 
Autor: Ayn Rand (Tradução: Paulo Henriques Britto)
 
Editora: Arqueiro
 
Ano: 1957
ISBN: 9788599296837
 
Série: A Revolta de Atlas (Volume #03)
 
Número de Páginas: 496
 
 
 
 
 
Sinopse
 
     Na mitologia grega, o titã Atlas recebe de Zeus o castigo eterno de carregar nos ombros o peso dos céus. Neste romance de Ayn Rand, os pensadores, os inovadores e os indivíduos criativos suportam o peso de um mundo decadente enquanto são explorados por parasitas que não reconhecem o valor do trabalho e da produtividade e que se valem da corrupção, da mediocridade e da burocracia para impedir o progresso individual e da sociedade. Mas até quando eles vão aguentar? Leia um trecho do 1º volume em PDF.
 
 
 
 
 
Sobre a autora
 
     Ayn Rand foi uma escritora, dramaturga, roteirista e controversa filósofa estadunidense de origem judaico-russa, mais conhecida por desenvolver um sistema filosófico chamado de Objetivismo, e por seus romances The Fountainhead ("A Nascente", sendo que o filme é conhecido no Brasil por "Vontade Indômita") e Atlas Shrugged ("A Revolta de Atlas" no Brasil). Nascida e educada na Rússia, Rand imigrou para os Estados Unidos em 1926. Ela trabalhou como roteirista em Hollywood e teve uma peça produzida na Broadway, em 1935-1936. Ela alcançou a fama com seu romance The Fountainhead, publicado em 1943, que em 1957 foi seguido por seu melhor e mais conhecido trabalho, o romance filosófico Atlas Shrugged. Conheça seu website.
 
 
 
 
 
Resenha e opinião
 
       "A Revolta de Atlas" é um livro de ficção publicado em 1957. Foi lançado no Brasil, a princípio, como "Quem É John Galt?", em 1987, e relançado em 2010 como A" Revolta de Atlas". O título é uma referência a Atlas, o Titã, descrito no livro como "o gigante que mantém o mundo em seus ombros". 

"Dagny jamais experimentara o prazer de andar como se seus pés não deslocassem peso algum, como se o apoio da bengala fosse apenas um toque de elegância; o prazer de perceber seus pés traçarem linhas rápidas e retas, sentindo a precisão absoluta e espontânea de seus gestos, o prazer que experimentava agora ao colocar comida nos pratos à frente dos dois homens." - pág. 65

     O terceiro volume encerra a narração dos fatos ocorridos na sociedade apresentada nos volumes I e II. Com o misterioso sumiço dos homens que movimentam a economia, o país está em apuros. Aos poucos, todos os personagens virtuosos estão se revoltando e abandonando seu trabalho, suas indústrias e empresas, fugindo para uma ilha desconhecida, liderados por John Galt. Esse acontecimento deixa os governantes abalados, lançando os Estados Unidos à pobreza e ao caos.

"Foi sua voz, mais do que suas palavras, que o fez parar: uma voz baixa, sem qualquer emoção, como um peso que afunda, e com um tom abafado, como um eco interior, semelhante a uma ameaça." - Pág. 91

     A obra é claramente ligada à ética do capitalismo liberal e da valorização da meritocracia (predomínio, numa sociedade, organização ou grupo, daqueles que têm mais méritos). Entretanto,  se o livro apresenta por um lado a defesa das virtudes liberais, por outro induz  à crença de que todos que estão nas classes mais baixas da sociedade o estão por falta de mérito.
"A última coisa que sentiu, antes de renunciar à responsabilidade da consciência, foi a sensação de um imenso vazio: o vazio de uma cidade e de um continente onde ela jamais encontraria o homem que não tinha o direito de procurar." - Pág. 177
     A interpretação pode causar, ainda, uma confusão sobre o que é a meritocracia liberal: apresentando os mais talentosos e esforçados como grandes vencedores, a obra deixa implícito que a meritocracia se resume somente a talento e esforço.
Contudo, o desfecho promove impacto e abalo, dando à trilogia ótimo encerramento, valorizando a leitura.

"Estive com ele. Compreendo o que você fez. H.R." - Pág. 324

É importante ressaltar:
I - "A Revolta de Atlas" é considerado o livro mais influente nos Estados Unidos depois da Bíblia, segundo a Biblioteca do Congresso americano.
II - O terceiro volume foi adaptado para o cinema americano em 2014, como "A Revolta de Atlas, parte III". O filme foi dirigido por Paul Johansson e apresenta Taylor Schilling como Dagny Taggart e Grant Bowler como Hank Rearden.





Os personagens


- Dagny Taggart - personagem principal da trama, é vice-presidente encarregada das operações da Taggart Transcontinental. Dada a incompetência de James Taggart, seu irmão e presidente da companhia, Dagny é responsável por todos os trabalhos da ferrovia.

- Henry "Hank" Rearden - um dos personagens centrais da obra, é dono da empresa siderúrgica mais importante nos Estados Unidos, e inventa o Metal Rearden, uma liga mais forte que o aço. Mora na Filadélfia com sua esposa, Lillian, seu irmão Filipe e sua mãe idosa.

- James Taggart - presidente da Taggart Transcontinental e antagonista mais importante do livro. Taggart é incapaz de tomar decisões operacionais por conta própria. Ele conta com a sua irmã, Dagny Taggart, para realmente gerenciar a ferrovia, mas se opõe a ela em quase tudo. Em certo sentido, ele é a antítese de Dagny.


 - Edwin "Eddie" Willers - é o assistente de Dagny, responsável pelas operações na Taggart Transcontinental. Seu pai e seu avô trabalharam para os Taggarts. Ele é completamente leal a Dagny e à Taggart Transcontinental.


 - Francisco d'Anconia - um dos personagens principais da trama, é proprietário por herança da maior companhia de mineração de cobre. É amigo de infância e primeiro amor de Dagny.


 - Wesley Mouch - lobista incompetente e traiçoeiro.




 
 
 
Capa e diagramação
     A obra possui capa apresentando a imagem da estátua de Atlas carregando o título do livro. Diagramação simples, com páginas amarelas. Os capítulos são bem longos, iniciando-se na página seguinte ao final do capítulo anterior. A leitura pode ser um pouco cansativa devido à formatação da fonte do texto, que possui letras bem pequenas.
 
 
 
 
 
 
Capas pelo mundo
 
                       










Avaliação:  (Muito Bom)






A Trilogia:


1 - A Revolta de Atlas Volume I



2 - A Revolta de Atlas Volume II



3 - A Revolta de Atlas Volume III






Onde Comprar:

A Revolta de Atlas (Trilogia): Submarino | Saraiva | Americanas





Confira nas Redes Sociais

Skoob






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© O Pequeno Mundo dos Livros - 2013. Todos os direitos reservados.
Criação e layout por: Maísa Andreoli Dias.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo