01 novembro 2015

Dica de Leitura: A Revolta de Atlas Volume II - Ayn Rand

 
Leitura Concluída em 22 de fevereiro de 2015.
 
 
Ficha Técnica
 
 
Obra: A Revolta de Atlas Volume II (Título Original: Atlas Shrugged Part II)
 
Autor: Ayn Rand (Tradução: Paulo Henriques Britto)
 
Editora: Arqueiro
 
Ano: 1957
 
ISBN: 9788599296837
 
Série: A Revolta de Atlas (Volume #02)
 
Número de Páginas: 384
 
 
 
 
 
Sinopse
 
     Na mitologia grega, o titã Atlas recebe de Zeus o castigo eterno de carregar nos ombros o peso dos céus. Neste romance de Ayn Rand, os pensadores, os inovadores e os indivíduos criativos suportam o peso de um mundo decadente enquanto são explorados por parasitas que não reconhecem o valor do trabalho e da produtividade e que se valem da corrupção, da mediocridade e da burocracia para impedir o progresso individual e da sociedade. Mas até quando eles vão aguentar? Leia um trecho do 1º volume em PDF.
 
 
 
 
 
 
Sobre a autora
 
     Ayn Rand foi uma escritora, dramaturga, roteirista e controversa filósofa estadunidense de origem judaico-russa, mais conhecida por desenvolver um sistema filosófico chamado de Objetivismo, e por seus romances The Fountainhead ("A Nascente", sendo que o filme é conhecido no Brasil por "Vontade Indômita") e Atlas Shrugged ("A Revolta de Atlas" no Brasil). Nascida e educada na Rússia, Rand imigrou para os Estados Unidos em 1926. Ela trabalhou como roteirista em Hollywood e teve uma peça produzida na Broadway, em 1935-1936. Ela alcançou a fama com seu romance The Fountainhead, publicado em 1943, que em 1957 foi seguido por seu melhor e mais conhecido trabalho, o romance filosófico Atlas Shrugged. Conheça seu website.
 
 
 
 
 
 
Resenha e opinião

 

 


      "A Revolta de Atlas" é um livro de ficção publicado em 1957. Foi lançado no Brasil, a princípio, como "Quem É John Galt?", em 1987, e relançado em 2010 como A" Revolta de Atlas". O título é uma referência a Atlas, o Titã, descrito no livro como "o gigante que mantém o mundo em seus ombros".

"Se eu aceito a superioridade deles no nível material, por que eles não aceitam a minha no plano espiritual? Eles têm cabeça, mas eu tenho coração." - Pág. 61
     O segundo volume continua narrando os fatos ocorridos na sociedade decadente e economicamente fracassada apresentada no volume I. Os empresários e políticos corruptos estão controlando cada vez mais a sociedade, moldando as leis conforme seus interesses.
 "A sua carteira afirma a esperança de que em algum lugar no mundo ao seu redor existam homens que não traem aquele princípio moral que é a origem do dinheiro. É isso que o senhor considera mau?" - pág. 83
     É possível notar uma grande evolução nos personagens, especialmente em Dagny e Rearden, refletindo cada vez mais o ideal de ser humano proposto pela autora. Rand criou os antagonistas de forma consistente, retratando de forma detalhada e realista sua desonestidade, hipocrisia, má-fé, dentre outras características negativas em seus caracteres.
 
"Você está se tornando uma covarde, pensou Dagny, sentindo um súbito terror sem explicação ao ouvir tais palavras, um terror totalmente desproporcional ao seu significado." - Pág. 115
     Neste volume há, ainda, a transição de governo nos Estados Unidos para um extremamente controlador, que não permite demissões, regulação da economia, contratações extras e monopólio de tecnologia, que gera “prejuízo para o bem comum”. Isso acarreta em pandemônio e crise. Em contrapartida, todos os homens que movimentam a economia do país e do mundo estão sumindo misteriosamente, e Dagny, tentando entender o que está acontecendo, "quebra a cabeça" em busca de respostas, descobrindo que todos os que se foram receberam antes a visita de um enigmático homem, que fuma cigarros que tem o símbolo de um cifrão, a única pista da identidade do mesmo.
 "Em todo o país imperava o silêncio." - Pág. 237
 

É importante ressaltar:
 
I - "A Revolta de Atlas" é considerado o livro mais influente nos Estados Unidos depois da Bíblia, segundo a Biblioteca do Congresso americano.
 
II - O segundo volume foi adaptado para o cinema americano em 2012, como "A Revolta de Atlas, parte II". O filme foi dirigido por Paul Johansson e apresenta Taylor Schilling como Dagny Taggart e Grant Bowler como Hank Rearden.
 
 
 
 
 
 
Os personagens
 
- Dagny Taggart - personagem principal da trama, é vice-presidente encarregada das operações da Taggart Transcontinental. Dada a incompetência de James Taggart, seu irmão e presidente da companhia, Dagny é responsável por todos os trabalhos da ferrovia.

- Henry "Hank" Rearden - um dos personagens centrais da obra, é dono da empresa siderúrgica mais importante nos Estados Unidos, e inventa o Metal Rearden, uma liga mais forte que o aço. Mora na Filadélfia com sua esposa, Lillian, seu irmão Filipe e sua mãe idosa.

- James Taggart - presidente da Taggart Transcontinental e antagonista mais importante do livro. Taggart é incapaz de tomar decisões operacionais por conta própria. Ele conta com a sua irmã, Dagny Taggart, para realmente gerenciar a ferrovia, mas se opõe a ela em quase tudo. Em certo sentido, ele é a antítese de Dagny.


 - Edwin "Eddie" Willers - é o assistente de Dagny, responsável pelas operações na Taggart Transcontinental. Seu pai e seu avô trabalharam para os Taggarts. Ele é completamente leal a Dagny e à Taggart Transcontinental.


 - Francisco d'Anconia - um dos personagens principais da trama, é proprietário por herança da maior companhia de mineração de cobre. É amigo de infância e primeiro amor de Dagny.


 - Wesley Mouch - lobista incompetente e traiçoeiro.



 
 
 
 
Capa e diagramação
 
     A obra possui capa apresentando a imagem da estátua de Atlas carregando o título do livro. Diagramação simples, com páginas amarelas. Os capítulos são bem longos, iniciando-se na página seguinte ao final do capítulo anterior. A leitura pode ser um pouco cansativa devido à formatação da fonte do texto, que possui letras bem pequenas.
 
 
 
Capas pelo mundo
 
                          
 
 
 
 
  
 
 
Avaliação:  (Bom)
 
 
 
  
 
 
 
A Trilogia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
 
 
Onde Comprar:
 
A Revolta de Atlas (Trilogia): Submarino | Saraiva | Americanas
 
 
 
 
 
Confira nas Redes Sociais
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© O Pequeno Mundo dos Livros - 2013. Todos os direitos reservados.
Criação e layout por: Maísa Andreoli Dias.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo