07 novembro 2015

Dica de Leitura: Uma Carta de Amor - Nicholas Sparks

 
Leitura Concluída em 04 de novembro de 2015.
 
 
Ficha Técnica
 
 
Obra: Uma Carta de Amor (Título Original: Message in a Bottle)
 
Autor: Nicholas Sparks (Tradução: Eliana Sabino)
 
Editora: Arqueiro
 
Ano: 1998
 
ISBN: 9788580412475
 
Número de Páginas: 288
 
 
 
 
 
 
Sinopse
 
     Há três anos, a colunista Theresa Osborne se divorciou do marido após ter sido traída por ele. Desde então, não acredita no amor e não se envolveu seriamente com ninguém. Convencida pela chefe de que precisa de um tempo para si, resolve passar férias em Cape Cod. Durante a semana de folga, depois de terminar sua corrida matinal na praia, Theresa encontra uma garrafa arrolhada com uma folha de papel enrolada dentro. Ao abri-la, descobre uma mensagem que começa assim: “Minha adorada Catherine, sinto a sua falta, querida, como sempre, mas hoje está sendo especialmente difícil porque o oceano tem cantado para mim, e a canção é a da nossa vida juntos.” Comovida pelo texto apaixonado, Theresa decide encontrar seu misterioso autor, que assina apenas “Garrett”. Após uma incansável busca, durante a qual descobre novas cartas que mexem cada vez mais com seus sentimentos, Theresa vai procurá-lo em uma cidade litorânea da Carolina do Norte. Quando o conhece, ela descobre que há três anos Garrett chora por seu amor perdido, mas também percebe que ele pode estar pronto para se entregar a uma nova história. E, para sua própria surpresa, ela também. Unidos pelo acaso, Theresa e Garrett estão prestes a viver uma história comovente que reflete nossa profunda esperança de encontrar alguém e sermos felizes para sempre. Leia um trecho do livro em PDF.
 
 
 
 
 
Sobre o autor
 
    Nicholas Sparks nasceu em Omaha, cidade do estado de Nebraska, nos Estados Unidos da América. Durante o colégio se graduou como orador oficial e recebeu uma bolsa completa para a Universidade de Notre Dame. Na universidade, fez sucesso quebrando o recorde da escola ao fazer parte de uma equipe de revezamento como calouro, mas se machucou e, passou o verão em recuperação. Seu primeiro romance foi escrito nesse período de recuperação, mas nunca foi publicado. Formou-se em Finanças Empresariais na mesma universidade e logo se graduou. Conheça seu website.
 
 
 
 
Resenha e opinião
 
     Theresa é uma mulher de Boston, que vive uma vida agitada. Divorciada e tentando reestabelecer-se após uma traição, lida com a pressão de exercer a maternidade sem ajuda de um marido, e ainda, possui uma rotina cansativa como jornalista. É então que, contra sua vontade, aceita tirar uma semana de férias do trabalho e passa um breve tempo com um casal de amigos em Cape Cod. Praticava corridas matinais e, após uma dessas corridas, encontra uma garrafa na areia. Cheia de curiosidade, ela percebe que há uma carta lá dentro, e, após a leitura da mesma, sente-se profundamente tocada pelas palavras apaixonadas do homem que assina como “Garrett”.
 "Mas três dias depois aconteceu algo que fez Theresa se lançar ao desconhecido levando apenas uma mala cheia de roupas e uma pilha de papéis que podiam não significar alguma coisa. Ela descobriu uma terceira carta de Garret." - pág. 51
     Theresa começa a buscar mais informações a respeito do misterioso homem apaixonado, adquirindo parcos conhecimentos a seu respeito, e,  incentivada pela amiga Deanna, parte de Boston à sua procura na Carolina do Norte. Sua intenção é conhecê-lo e tentar entender os sentimentos expressados por ele de forma tão emocionante, não imaginado que, quando o conhecesse verdadeira e profundamente, iria viver uma amor sincero e inspirador. Todavia, há um empecilho no romance: as lembranças do passado estão vivas na mente de Garret, de forma que nem mesmo Theresa e sua paixão por ela têm sido capazes de apagá-las.
"Theresa ficou de pé ao lado dele com a mão na amurada, repassando na cabeça a conversa entre eles uma vez após outra. Por um longo tempo nenhum dos dois falou, e Garret perguntou-se por que se sentia tão perturbado." - pág. 97
 
     Particularmente, o personagem Garret não me comoveu tanto quanto comoveu Theresa. Ao contrário dela, Garret é inseguro, demonstrando fraqueza de sentimentos e volubilidade em suas opiniões e atos, atitudes que não podem ser justificadas pelo luto, até porque Catherine, sua falecida esposa, foi-se há três anos. Por outro lado, Theresa é uma mulher confiante, decidida e independente, o que fez com que eu sentisse maior empatia pela mesma.
"Os pensamentos de Garret vagavam pelos dois últimos dias. Ele se lembrou do momento em que a vira pela primeira vez, das horas que passaram no Happenstance e do passeio na praia, mais cedo, quando pela primeira vez ele lhe falara de Catherine." - pág. 137
 
     Um romance repleto de memórias, "Uma Carta de Amor" deixa o leitor com sensações ambivalentes, demonstrando uma profunda tristeza em variados momentos, e, em outros, uma felicidade plena e genuína. O desfecho do enredo não é tal como eu gostaria que fosse, e, provavelmente, qualquer leitor irá se decepcionar com o ocorrido. Entretanto, após um acontecimento desapontador, o autor arrebata com frases emocionantes e situações comovedoras, transformando aquilo que tinha tudo para ser um desastre em um final que, embora pesaroso, é belo e enternecedor.
"Um deles teria que mudar drasticamente a vida. Mas qual dos dois?" - Pág. 212
     É importante ressaltar a existência de um filme baseado na obra. "Uma Carta de Amor" é um drama romântico estadunidense realizado por Luis Mandoki. O filme é estrelado por Kevin Costner, Robin Wright Penn e Paul Newman, e foi lançado em 12 de fevereiro de 1999 nos Estados Unidos.
 
 
 
 
Os personagens
 
Theresa - personagem principal da trama, é uma mulher moderna, lidando sozinha com a criação de seu filho pré-adolescente. Após encontrar uma carta numa garrafa, ela parte em busca do homem que a escreveu, vivendo uma bela aventura e uma paixão real.
 
Garret - o escritor das cartas. É viúvo de Catherine, vivendo de luto durante 3 anos. Sente-se sozinho com a ausência da esposa, e, solitário, vive nas recordações deste amor.
 
Deanna - melhor amiga de Theresa, é a pessoa responsável por convencê-la a ir conhecer o misterioso homem que escreveu as cartas.
 
Kevin - filho de Theresa. É um garoto simpático, inteligente e amoroso. Afeiçoa-se a Garret, que o ensina a mergulhar.
 
Jeb - pai de Garret. Incentiva o filho a seguir a vida e superar a perda.
 
 
 
 
Capa e diagramação
 
     A obra possui capa apresentando a imagem de um casal sentado em um grande galho de árvore na praia. Diagramação simples, com páginas amarelas. Os capítulos variam entre curtos, médios e mais longos, iniciando-se na página seguinte ao final do capítulo anterior.
 
 
 
 
Capas pelo mundo
 
                    
 
 
 
 
 
 
 
 
Avaliação:  (Muito Bom)
 
 
 
 
 
 
Onde Comprar:
 
Uma Carta de Amor: Submarino | Saraiva | Americanas
 
 
 
 
Confira nas redes sociais
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© O Pequeno Mundo dos Livros - 2013. Todos os direitos reservados.
Criação e layout por: Maísa Andreoli Dias.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo