11 dezembro 2015

Top 5 - Livros que me Fizeram Amar o Hábito de Ler


Olá, pessoal! Tudo bem com vocês?

Hoje eu gostaria de apresentar os livros que fizeram muita diferença em minha vida. Por incrível que pareça, eu adquiri o hábito de leitura muito tarde, e me arrependo disso. As pessoas se impressionam quando digo que, em tempos escolares, eu não gostava de ler. Mas é a verdade. Quando era possível, eu evitava ler a obra completa para provas e trabalhos, dando preferência a resumos e informações obtidas através da internet ou outros meios, tendo em vista que julgava perda de tempo ler aqueles livros enormes e chatos.

Eu estava profundamente enganada!

Os livros que listarei neste Top 5 são aqueles que me aguçaram a curiosidade, que comprei e acabaram dando início à minha coleção, que hoje perfaz mais de 400 volumes, que tratam desde temas fictícios e fantasias até auto-ajuda. Graças a esses 5 livros, hoje eu amo ler, e incentivo qualquer um a criar esse hábito, que, além de extremamente saudável, capaz de oferecer cultura e conhecimento, é fonte de entretenimento e prazer!

Enfim, agora chega de papo! 


Top 5 - Livros que me Fizeram Amar o Hábito de Ler


1 - A Menina Que Roubava Livros

Autor: Markus Zusak


Sinopse: Ao perceber que a pequena Liesel Meminger, uma ladra de livros, lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. A mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler. Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade. A vida ao redor é a pseudo-realidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Teme a dona da loja da esquina, colaboradora do Terceiro Reich. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela História.


2 - A Arte de Correr na Chuva

Autor: Garth Stein


Sinopse: Quando Denny resolve adotar um cão para lhe servir de companhia, percebe imediatamente que o destino lhe enviou um amigo especial. O amigo de Denny - Enzo - estará com ele nos melhores e piores momentos de sua vida, pois sabe que seu dono é um vencedor. Enzo é um cão, um cão com uma alma marcada pelo tempo. Denny é um piloto de grande talento, que encontra nas pistas de corrida sua verdadeira vocação. Mas a vida pode apresentar curvas acentuadas e dificuldades a serem superadas no percurso. Um livro que tem muito a nos ensinar sobre amor, tragédia, redenção. Do jeito que só um cão poderia narrar.

3 - Acima de Qualquer Suspeita

Autor: Scott Turow


Sinopse: Mulher estuprada e assassinada. Seria apenas uma nova pasta nos arquivos policiais da Cidade de Kindle e um caso a mais na rotina de Rusty Sabich, investigador da promotoria pública, não fosse a vítima Carolyn Polhemus, advogada cuja beleza e sensualidade sempre foram proporcionais à ambição. Além da tarefa ingrata de encaminhar as diligências sobre o crime envolvendo uma colega, pesa sobre Rusty a sensação de comprometimento: ele tivera um caso com Carolyn, e a descoberta deste detalhe causa uma reviravolta no rumo das investigações, colocando o promotor na condição de principal suspeito. Thriller policial com a marca inconfundível de Scott Turow, Acima de qualquer suspeita foi adaptado para o cinema em 1990, com direção de Alan J. Pakula e elenco encabeçado por Harrison Ford, Raul Julia e Greta Scacchi.


4 - Bubble Gum

Autora: Lolita Pille


Sinopse: Bubble Gum é o novo Best-Seller de Lolita Pille, polêmica autora de Hell. Dois personagens se encontram e se confrontam em 'Bubble Gum'. Manon, uma jovem provinciana, bonita e entediada, que sai do sul da França para tentar a vida como modelo em Paris, começando como garçonete; e Derek Delano - herdeiro de uma multinacional do petróleo, aristocrata 'blasé' cujo maior prazer é comprar e manipular as pessoas em jogos cruéis. Atraído por Manon, Derek é seduzido pela idéia de corrompê-la, de estragar seu destino. Afinal de contas, numa vida esvaziada de sentido, a destruição de um ser inocente é um projeto de vida que faz tanto sentido como qualquer outro. Graças a ele, Manon realiza o sonho de brilhar como modelo e atriz, mas ao preço da dependência de antidepressivos, cocaína e outros vícios. Mas logo se dá conta da armadilha em que caiu e planeja uma vingança.


5 - Depois da Meia Noite

Autora: Diana Palmer


Sinopse: Na ilha particular de Seabrook, na Carolina do Sul, Nicole Seymour é simplesmente Nikki, e não a mulher sofisticada que levanta recursos para campanhas políticas em Charleston. Sua alegria ingênua e adoráveis olhos verdes atraíram Kane Lombard desde o instante em que se viram pela primeira vez. Apesar do ar despretensioso, ela sabe quem é Kane: um homem rico, do ramo do petróleo de Houston... e o maior rival político do irmão dela. Quando ele descobre a identidade de Nikki, seu desejo se transforma em desconfiança. Agora, Nikki e Kane terão de travar uma batalha que servirá de teste para a lealdade e o desejo de ambos.

Enfim, estes são os livros que mudaram meu pensamento e me fizeram amar o hábito da leitura. Agora, eu gostaria de saber a opinião de vocês. Quais destes leram? Quais mais gostaram? Quais gostariam de ler? Quais livros fizeram vocês amarem a leitura?
Deixem seus comentários! 

4 comentários:

  1. Olha eu aqui de novo <3 Acho que me viciei. Leio desde que pequena, meu pai sempre trazia livros, tínhamos um quarto, como se fosse um porão e lá tinha estantes com livros de todos os tipos, eu achava lindo e comecei admirando as imagens, já que comecei na época que nem sabia ler, cresci entre o português e o espanhol, lendo diversos livros, mas lembrar exatamente quando eu me apaixonei pelo mundo da leitura, foi quando eu tinha seis anos, como eu era muito sozinha, minha companhia eram os livros, então eu lia em casa e na biblioteca da escola que eu estudava. Eu já era apaixonada pelos poemas de Shakespeare quando tinha essa idade, mas o livro que me fez criar um habito ainda maio pela leitura foi um bem antigo e acredito que você não conheça. Chama-se Vida Feliz - Na Cidade e no Campo, Livro III da Maria de Lourdes Gastal. Eu ainda me lembro, viajei nesse livro como se viajasse na vida real, ele simplesmente me encantou, eu já ele outras vezes, foi meu primeiro livro favorito e mesmo ele estando velhinho, eu ainda o tenho e o amo muito <3
    Acho que me empolguei kkkk
    Desses livros, eu já li "A menina que roubava livros" é um dos meus favoritos, li em 2011 e eu fiquei apaixonada pelo modo como o autor escreveu a historia. Eu gostaria muito de ler "A Arte de Correr na Chuva" *-*
    Parabéns pela postagem, fiquei nostálgica kkk e que bom que você entrou no mundo da leitura. \o/
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão, não conheço mesmo o livro, mas vou procurar me informar a respeito dele e ver se encontro para ler... Quando eu era bem pequenina eu até gostava de livros, sim, mas daqueles infantis, cheios de imagens e todo bonitinhos... Com o tempo abandonei esses e não adquiri o gosto pela leitura de livros mais maduros... Até 2009... Foi o ano onde tudo mudou... =D
      O mais engraçado a respeito do meu exemplar de "A menina que roubava livros" (que foi o pioneiro da minha paixão) é que o comprei e demorei uns meses para iniciar a leitura. Entretanto, quando o peguei para ler descobri que haviam muitas, mas muitas páginas em branco! Isso mesmo, em branco! Como es estava fascinada pela história e queria que meu livro estivesse intacto em pouco tempo e sem dores de cabeça (trocas, devolução de dinheiro, etc), eu busquei o livro na internet, fui copiando todos os trechos faltantes (que, para piorar, estavam em páginas intercaladas) e colei impecavelmente no meu volume. Infelizmente, o tempo judiou dessas páginas, e elas não estão mais em perfeito estado... Eu sou muito neurótica com os meus livros, e se fosse outro talvez eu já teria substituído... Mas acho que esse é tão especial pra mim justamente pelo fato inusitado que ocorreu, então adoro ele mesmo imperfeito!

      Excluir
  2. Oiiiiii *-*
    Mal posso acreditar que mais alguém leu Depois da Meia Noite *-* Por aqui esse livro não é nada nada conhecido... Mesmo porque eu o achei acidentalmente em um sebo.
    A história é bem legal e envolvente, mas as pessoas ainda tem muito preconceito... A linguagem do livro é um pouco incomum para minha realidade, mas ainda assim foi bem compreensível.
    Gostei dos livros que mudaram sua relação com a leitura *-* Principalmente do A menina que roubava livros.
    Blog Seja Frugal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sarah, por aqui também não conheço ninguém que tenha lido!
      Na verdade, acho que esses livros pouco conhecidos são os melhores que existem, viu...
      Um beijo!!!

      Excluir

© O Pequeno Mundo dos Livros - 2013. Todos os direitos reservados.
Criação e layout por: Maísa Andreoli Dias.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo