01 dezembro 2015

Dica de Leitura: O Totem do Lobo - Jiang Rong


Leitura Concluída em 2013

Ficha Técnica

Obra: O Totem do Lobo (Título Original: Lang Tuteng, ou 狼图腾)

Autor: Jiang Rong (Tradução: Vera Ribeiro)

Editora: Sextante

Ano: 2004

ISBN: 9788599296325

Número de Páginas: 512

Avaliação:  






Sinopse

     Na década de 1960, em plena Revolução Cultural da China, o jovem estudante Chen Zhen parte para as estepes do Olonbulag, na Mongólia Interior. Sob a tutela do sábio Bilgee, Chen aprende muito mais do que pastorear ovelhas: ele descobre como superar as dificuldades da vida nômade e a sinergia milenar que une o povo aos lobos selvagens das planícies.
     Fascinado pela relação entre os homens e esses animais temidos e idolatrados, Chen compreende a rica relação espiritual que existe entre esses adversários e o que cada um pode aprender com o outro. No entanto, a paz da existência solitária de Chen é destruída quando membros da República Popular formam multidões nas cidades para levar modernização e produtividade aos campos, interrompendo o delicado equilíbrio entre os habitantes das estepes.
     Usando o lobo como metáfora, Jiang Rong constrói uma linda história, que é também uma dura crítica aos ideais da revolução, expondo a grave ferida aberta na cultura milenar que o estudante Chen aprendeu a amar e defender. Com mais de 5 milhões de exemplares vendidos na China, "O Totem do Lobo" é um belo e comovente retrato de uma terra e uma cultura que não existem mais e, ao mesmo tempo, uma revelação fascinante da visão do país sobre si mesmo, sua história e seu povo.


Sobre o autor

     Lü Jiamin, nascido em 1946, em Jiangsu, é escritor um chinês famoso por seu best-seller O Totem do Lobo, que escreveu sob o pseudônimo de Jiang Rong. Ele é casado com a romancista Zhang Kangkang.
     Os pais de Lu vieram de Jiading, uma cidade nos arredores de Xangai. Ambos se juntaram ao Partido Comunista da China em Xangai, em 1920, e serviram no exército durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa, lutando contra o Império do Japão. Após a guerra, sua mãe se envolveu na educação, enquanto seu pai levantou-se para o cargo de chefe de gabinete do Ministério da Saúde. Sua mãe morreu de câncer quando ele tinha apenas 11 anos de idade.
     Lü primeiro atraiu atenção negativa por parte das autoridades, em 1964, quando ainda era estudante; ele foi denunciado como "contra-revolucionário" por um ensaio que havia escrito. Juntou-se à Guarda Vermelha.


Resenha e opinião

     "O Totem do Lobo" narra a história de Chen Zhen após sua partida para as estepes mongóis. Sua ida até lá ocorreu por conta da Revolução Chinesa. Nas planícies, Chen ficou aos cuidados de Bilgee, um senhor sábio e paciente, que ensina a ele o funcionamento da sociedade mongol e do pastoreio de ovelhas, que será a função exercida pelo jovem.

     Pouco a pouco, Chen começa a se interessar pelos ensinamentos de Bilgee, vivenciando as experiências proporcionadas pela vida nas estepes, vigiando e protegendo as ovelhas dos lobos da região.

     Não obstante serem inimigos, homens e lobos vivem em harmonia: esses animais são caçados somente quando estão em grande número, atacando os rebanhos. Além disso, Chen aprende várias histórias sobre as táticas de guerra dos lobos e como as alcateias funcionam em unidade, o que o torna obcecado pelos lupinos e o faz tomar uma atitude inesperada que irá mudar a rotina dos habitantes da estepe.

    "O Totem do Lobo" é uma história sobre a percepção do funcionamento da natureza e da assimilação de que o universo funciona sempre em equilíbrio, e este não deve ser rompido. A obra é repleta de metáforas e ensinamentos, inclusive no tocante à Revolução Chinesa e filosofias orientais. É um romance semi-autobiográfico, escrito por Lü Jiamin sob o pseudônimo de Jiang Rong.

     Vale acrescentar que, pesquisando a respeito da obra a fim de obter mais informações, localizei no portal da Folha uma notícia a respeito de sua adaptação para o cinema. Para ler a íntegra da notícia, cujo título é "Francês adapta best-seller da China às telas", clique AQUI.


Quotes

"As nuvens encobriam os picos das montanhas e caía uma neve ligeira, aveludada e seca." - Pág. 125

"As lágrimas embaçaram a lente da luneta. Ao longe, o imaculado lagos dos cisnes lentamente perdia a cor..." - pág. 280

"O pensamento de Chen se voltou para o lobinho, então ele deixou o cavalo e correu até o cercado. O buraco que o filhote tinha cavado estava parcialmente cheio de água, impedindo-o de se esconder dos mosquitos." - Pág. 392


Capa e diagramação

     A obra possui capa apresentando a sombra da silhueta de um lobo uivando nas estepes. A diagramação é simples e as páginas são amarelas e ásperas. Os capítulos são um pouco longos, inciando-se na página seguinte ao encerramento do capítulo anterior.


Capas pelo mundo

  
  
  





ATENÇÃO: até o momento em que fora efetivada a pesquisa acima, o produto encontrava-se indisponível em todas as lojas virtuais listadas. A melhor opção para aquisição do mesmo será através de sebos ou lojas onde são vendidos livros usados←


→ Mais informações sobre a obra no Skoob

2 comentários:

  1. Sou apaixonada por lobos, *--* tanto que estou tentando escrever um livro de ficção com uma historia relacionada a esse animal - torcendo para dar certo!
    Amei essa dica, virou meta para 2016. Mas parece que é difícil de conseguir ele :/ Mas vou atrás em todos os sebos da cidade kkkkk <3
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sirlene, eu comprei esse livro há bastante tempo. Alguns livros permanecem fáceis de encontrar, mas outros, como esse, nem tanto. Mas vale a pena procurá-lo, pq é ótimo! Espero que você consiga!
      Ahh, e em relação ao livro, também torço para que dê certo! Eu gostaria muito de começar a escrever também, mas dá um medinho de não conseguir fazer algo legal...

      Beijooo

      Excluir

© O Pequeno Mundo dos Livros - 2013. Todos os direitos reservados.
Criação e layout por: Maísa Andreoli Dias.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo