08 novembro 2015

Dica de Leitura: O Símbolo Perdido - Dan Brown

 Leitura Concluída em 2010.
 
 
Ficha Técnica
 
 
Obra: O Símbolo Perdido(Título Original: The Lost Symbol)
 
Autor: Dan Brown (Tradução: Fernanda Abreu)
 
Editora: Sextante
 
Ano: 2009
 
ISBN: 9788599296554
 
Número de Páginas: 496
 
 
 
 
 
Sinopse
 
     Depois de ter sobrevivido a uma explosão no Vaticano e a uma caçada humana em Paris, Robert Langdon está de volta com seus profundos conhecimentos de simbologia e sua brilhante habilidade para solucionar problemas. Em O símbolo perdido, o célebre professor de Harvard é convidado às pressas por seu amigo e mentor Peter Solomon - eminente maçom e filantropo - a dar uma palestra no Capitólio dos Estados Unidos. Ao chegar lá, descobre que caiu numa armadilha. Não há palestra nenhuma, Solomon está desaparecido e, ao que tudo indica, correndo grande perigo. Mal'akh, o sequestrador, acredita que os fundadores de Washington, a maioria deles mestres maçons, esconderam na cidade um tesouro capaz de dar poderes sobre-humanos a quem o encontrasse. E está convencido de que Langdon é a única pessoa que pode localizá-lo. Vendo que essa é sua única chance de salvar Solomon, o simbologista se lança numa corrida alucinada pelos principais pontos da capital americana: o Capitólio, a Biblioteca do Congresso, a Catedral Nacional e o Centro de Apoio dos Museus Smithsonian. Neste labirinto de verdades ocultas, códigos maçônicos e símbolos escondidos, Langdon conta com a ajuda de Katherine, irmã de Peter e renomada cientista que investiga o poder que a mente humana tem de influenciar o mundo físico. O tempo está contra eles. E muitas outras pessoas parecem envolvidas nesta trama que ameaça a segurança nacional, entre elas Inoue Sato, autoridade máxima do Escritório de Segurança da CIA, e Warren Bellamy, responsável pela administração do Capitólio. Como Langdon já aprendeu em suas outras aventuras, quando se trata de segredos e poder, nunca se pode dizer ao certo de que lado cada um está. Nas mãos de Dan Brown, Washington se revela tão fascinante quanto o Vaticano ou Paris. Em O Símbolo Perdido, ele desperta o interesse dos leitores por temas tão variados como ciência noética, teoria das supercordas e grandes obras de arte, os desafiando a abrir a mente para novos conhecimentos. Leia um trecho do livro em PDF.
 
 
 
 
 
Sobre o autor
 
Dan Brown é um escritor norte-americano nascido em Exeter, em22 de junho de 1964. Seu primeiro livro, Fortaleza Digital, foi publicado em 1998 nos Estados Unidos. A este seguiram-se Ponto de Impacto e Anjos e Demônios, a primeira aventura protagonizada pelo simbologista de HarvardRobert Langdon. Seu maior sucesso foi o polêmico best-sellerO Código da Vinci, mas seus outros cinco livros também tiveram uma grande tiragem. Entre seus grandes feitos, está o de conseguir colocar seus quatro primeiros livros simultaneamente na lista de mais vendidos do The New York Times. Conheça seu website. 
 
 
 
 
 Booktrailer (em português de Portugal)
 
 
 
 
 
 
Resenha e opinião
 
     "O Símbolo Perdido" possui a mesma estrutura presente nos outros livros do autor: mistério, suspense, simbologia e fugas frenéticas.
     O enredo traz, mais uma vez, o professor e simbologista Robert Langdon, que é convidado por um velho amigo, Peter Solomon, um importante maçom, para apresentar uma palestra no Capitólio dos EUA, em Washington. Entretanto, ao chegar lá, Robert percebe que o convite era uma farsa e que Solomon está em perigo.
"No fundo do laboratório, Katherine viu o jaleco branco do irmão pendurado em um gancho ao lado do seu. Por reflexo, sacou o celular para ver se havia algum recado. Nada. Uma voz tornou a ecoar em sua lembrança. Aquilo que seu irmão acredita que está escondido na capital... pode ser encontrado. Às vezes uma lenda que dura muitos séculos... tem um motivo para durar." - Pág. 66
 
     Langdon, então, vê-se em uma corrida contra o tempo para decifrar vários enigmas e encontrar um tesouro capaz de oferecer poderes sobre-humanos para quem o encontrar, escondido há muito tempo pela Maçonaria. O simbologista contará com a ajuda de Katherine Solomon, irmã de Peter. Ela é uma das pioneiras e mais renomadas estudiosas da ciência noética, que se baseia em histórias antigas e místicas, dizendo que o pensamento tem massa, e, sendo assim, pode mudar o mundo físico.

"Mal'akh sorriu. Sim, Jesus é de fato as duas coisas - homem e Deus -, mas ter nascido de uma virgem não é pré-requisito para a divindade. Não é assim que acontece." - Pág. 118

 

     Tudo fica ainda mais complicado quando Inoue Sato, uma das maiores da CIA, surge falando que tudo o que está acontecendo é um caso de segurança nacional. Muitas coisas ainda estão para ser reveladas.

"Katherine Solomon tremia em silêncio no chão da sala de jantar de Mal'akh. O arame afiado em volta de seus pulsos e tornozelos já a havia cortado, e seus menores movimentos só pareciam deix-alo ainda mais apertado." - Pág. 352
 
     Com um fim surpreendente e inesperado, Dan Brown, mais uma vez, escreve esplendidamente, e nos presenteia com uma obra perfeita, prendendo nossa atenção do começo ao fim com seu suspense policial, levando-nos para uma aventura envolvendo a maçonaria, ciência noética e grandes obras de artistas conhecidos.

 
 
 
Personagens
 
- Robert Langdon: personagem principal, é um professor de simbologia da Universidade de Harvard.

 - Mal'akh: vilão da história que possui o corpo todo tatuado.

- Peter Solomon: secretário de Smithsonian, bilionário, maçom e amigo de Robert Langdon.

- Katherine Solomon: cientista teórica das ciências noéticas, irmã de Peter Solomon.

 - Isabel Solomon: mãe de Peter e Katherine Solomon.

 - Trish Dunne: assistente de Katherine Solomon.

 - Mark Zoubianis: hacker e amigo de Trish.

 - Warren Bellamy: arquiteto do Capitólio e maçom de 33º grau.

 - Inoue Sato: chefe do Office of Security da CIA.

 - Nola Kaye: analista da CIA.

 - Rick Parrish: especialista em segurança da CIA.

 - Turner Simkins: líder de operações de campo da CIA.

 - Reverendo Colin Galloway: reitor da Catedral de Washington.

 - Trent Anderson: chefe da polícia do Capitólio.

 - Alfonso Nuñez: guarda de segurança do Capitólio.

 - Jonas Faukman: editor de Nova Iorque.
 
  
 
Capa e diagramação
     A obra possui capa apresentando a imagem de um sinete sobreposto à imagem do Capitólio em Washington. Diagramação simples, com páginas amarelas. Os capítulos são curtos, iniciando-se na mesma página do final do capítulo anterior. 
   
Capas pelo mundo
                
 
 
  
 
 
Avaliação: (Ótimo)
 
 
 
Onde Comprar
 Inferno: SubmarinoSaraivaAmericanas
 
 
Confira nas redes sociais
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© O Pequeno Mundo dos Livros - 2013. Todos os direitos reservados.
Criação e layout por: Maísa Andreoli Dias.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo