08 novembro 2015

Dica de Leitura: Inferno - Dan Brown


Leitura Concluída em 26 de março de 2015.
 
 
Ficha Técnica
 
 
Obra: Inferno (Título Original: Inferno)
 
Autor: Dan Brown (Tradução: Fabiano Moraes e Fernanda Abreu)
 
Editora: Arqueiro
 
Ano: 2013
 
ISBN: 9788580411522
 
Número de Páginas: 448
 
 
 
 
 
Sinopse
 
     Neste fascinante thriller, Dan Brown retoma a mistura magistral de história, arte, códigos e símbolos que o consagrou em “O Código Da Vinci”, “Anjos e Demônios” e “O Símbolo Perdido” e faz de Inferno sua aposta mais alta até o momento. No coração da Itália, Robert Langdon, o professor de Simbologia de Harvard, é arrastado para um mundo angustiante centrado numa das obras literárias mais duradouras e misteriosas da história: O Inferno, de Dante Alighieri. Numa corrida contra o tempo, ele luta contra um adversário assustador e enfrenta um enigma engenhoso que o leva para uma clássica paisagem de arte, passagens secretas e ciência futurística. Tendo como pano de fundo poema de Dante, e mergulha numa caçada frenética para encontrar respostas e decidir em quem confiar, antes que o mundo que conhecemos seja destruído. Leia um trecho do livro em PDF.
 
 
 
 
 
Sobre o autor
 
Dan Brown é um escritor norte-americano nascido em Exeter, em 22 de junho de 1964. Seu primeiro livro, Fortaleza Digital, foi publicado em 1998 nos Estados Unidos. A este seguiram-se Ponto de Impacto e Anjos e Demônios, a primeira aventura protagonizada pelo simbologista de Harvard Robert Langdon. Seu maior sucesso foi o polêmico best-seller O Código da Vinci, mas seus outros cinco livros também tiveram uma grande tiragem. Entre seus grandes feitos, está o de conseguir colocar seus quatro primeiros livros simultaneamente na lista de mais vendidos do The New York Times. Conheça seu website. 
 
 
 
 
 
Booktrailer (em espanhol sem legendas)
 
 
 
 
 
Booktrailer (em português de Portugal)
 
 
 
 
 
Resenha e opinião
 
     O simbologista e professor de Havard Robert Langdon está de volta em mais uma eletrizante obra do aclamado autor Dan Brown, seguindo a mesma linha e estilo dos títulos "O Código da Vinci", "Anjos e Demônios" e "O Símbolo Perdido".
     Robert acorda em um hospital, não se recordando do que lhe aconteceu. O professor, então, fica desconfiado de que alguém o está perseguindo, talvez a fim de matá-lo. Felizmente, Robert conta com a ajuda de Sienna Brooks, uma médica, para fugir e descobrir o que está realmente acontecendo. A trama ocorre, em geral, na Itália, onde Langdon visitará vários lugares conhecidos para descobrir o significado de um estranho objeto encontrado em seu paletó.
 "Busca e encontrarás, pensou Langdon, encolhido com Sienna dentro da gruta. Nós buscamos uma saída... e encontramos uma porta trancada." - Pág. 124
     "Inferno" trata da obra "Divina Comédia", de Dante Alighieri, e de um quadro sinistramente pintado baseado nos círculos do Inferno descritos por Dante, que retrata o que acontece com as pessoas que cometem certos tipos de pecados, focando em seus significados e desdobramentos, que serão descobertos pelo professor Robert Langdon durante a trama, pouco a pouco. Os lugares mais sombrios do Inferno são reservados àqueles que se mantiveram neutros em tempos de crise moral.
"Sei que ele está por aqui, pensou, continuando a vasculhar a sucessão aparentemente interminável de mapas." - Pág. 184
     "Inferno" é cheio de suspense e aventura, e um dos pontos mais interessantes retratados na obra é a polêmica questão da superpopulação como um problema de saúde pública e suas implicações para a humanidade. Dan Brown explora essa temática, ligando-a à obra de Dante, enriquecendo a história e estimulando a reflexão, inclusive no tocante às ciências e seu desenvolvimento.
"Pois lá, na escuridão, espreita o monstro ctônico, submerso nas águas rubras de sangue... da lagoa que não reflete as estrelas." - Pág. 268
     Brown nos envolve com uma narrativa detalhista em relação a cenários, pessoas e momentos, com cenas de ação aceleradas e entusiasmantes, levando o leitor a ficar ávido pelo capítulo seguinte, a fim de descobrir o que acontecerá.  A trama é repleta de perseguições frenéticas, mistérios, intrigas e conspirações.
"Chovia torrencialmente quando a Dra. Elizabeth Sinskey saiu correndo de Santa Sofia acompanhada de Langdon e Mirsat, seu guia atônito." - Pág. 384
     Vale ressaltar que está previsto o lançamento do filme baseado na obra para 14 de outubro de 2016. O filme de suspense é dirigido por Ron Howard e escrito por David Koepp, e será estrelado por Tom Hanks, reprisando seu papel como Robert Langdon de "O Código Da Vinci" e "Anjos e Demônios", juntamente com Felicity Jones, Omar Sy, Sidse Babett Knudsen, Ben Foster, e Irrfan Khan. As filmagens começaram em 27 de abril, 2015, em Veneza, Itália.
 
 
 
 
 
Personagens
 
 - Robert Langdon: personagem principal, é um professor de simbologia da Universidade de Harvard.
 
- Bertrand Zobrist: cientista genial e louco que está obcecado com o Inferno de Dante, tem a intenção de resolver o problema de superpopulação do mundo, liberando um vírus.
 
 - Sienna Brooks: médica, trabalhou para o consórcio. Ela ajuda Langdon, mas seu relacionamento passado com Zobrist faz sua lealdade para com ele ser suspeita até o fim do Romance.
 
 - Elizabeth Sinskey: chefe da Organização Mundial de Saúde que contrata Langdon para encontrar o vírus de Zobrist.
 
 - Vayentha: agente do Consórcio em Florença que tem ordens para seguir Langdon. Ela é posteriormente repudiada pelo consórcio.
 
 - Ignazio Busoni: diretor de Il Duomo em Florença, que auxilia Langdon com a máscara da morte de Dante.
 
 
  
 
Capa e diagramação
     A obra possui capa apresentando a imagem de Dante Alighieri sobreposta por um símbolo representando os níveis do inferno. Diagramação simples, com páginas amarelas. Os capítulos são curtos, iniciando-se na mesma página do final do capítulo anterior. 
   
Capas pelo mundo
                 
 
 
 
 
 
 
 
Avaliação: (Ótimo)
Onde Comprar
 
 
Confira nas redes sociais
 
 
 
 
 

2 comentários:

  1. Os filmes baseados nos livros de Dan Brown, eu só assisti O Código da Vinci que inclusive não gostei. Eles cortaram muita coisa do livro. Anjos e Demônios eu nem me dei ao trabalho de assistir.
    Se der visita o meu blog e se possível segue também.
    http://animeseriesforall.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Vanessa, infelizmente a história de Anjos e Demônios também foi bastante alterada no filme. Não ficou ruim, mas não é fiel, e isso tira um pouco a graça da história para quem conhece o livro.

    ResponderExcluir

© O Pequeno Mundo dos Livros - 2013. Todos os direitos reservados.
Criação e layout por: Maísa Andreoli Dias.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo