30 agosto 2015

Dica de Leitura: O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry

 
Leitura Concluída em 30 de janeiro de 2015.
 
 
Obra: O Pequeno Príncipe (Título Original: Le Petit Prince)
 
Autor: Antoine de Saint-Exupéry (Tradução: Dom Marcos Barbosa)
 
Editora: Agir
 
Ano: 1952
 
ISBN: 9788522005239
 
Número de Páginas: 96
 
 
 
 
Sinopse
 
     O Pequeno Príncipe devolve a cada um o mistério da infância. De repente retornam os sonhos. Reaparece a lembrança de questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptíveis na pressa do dia-a-dia. Voltam ao coração escondidas recordações... O reencontro, o homem-menino.





Sobre o autor
 
     Foi um escritor, ilustrador e piloto da Segunda Guerra Mundial, terceiro filho do conde Jean Saint-Exupéry e da condessa Marie Foscolombe. Apaixonado desde a infância pela mecânica, estudou a princípio no colégio jesuíta de Notre-Dame de Saint-Croix, em Mans, de 1909 a 1914. Neste ano da Primeira Guerra Mundial, juntamente com seu irmão François, transfere-se para o colégio dos Maristas, em Friburgo, na Suíça, onde permanece até 1917. Quatro anos mais tarde, em abril de 1921, Antoine inicia o serviço militar no 2º Regimento de Aviação de Estrasburgo, depois de reprovado nos exames para admissão da Escola Naval.
 
 
 
 
 
Booktrailer (em português)


(Crédito a Adanis Gualberto - Youtube)






Resenha e opinião

“O Pequeno Príncipe” é o livro mais traduzido no mundo depois da Bíblia e do Alcorão. Na obra, depois de uma pane no sistema que forçou o pouso de emergência de seu avião, o narrador-personagem encontra o Pequeno Príncipe, um menino meigo de cabelos louros. O garoto é sábio, e o narrador passa a tentar entender como ele chegara até ali e de onde viera.
 
"Quando a gente anda sempre em frente, não pode mesmo ir longe..." - Pág. 16
 
"As pessoas grandes são decididamente estranhas, muito estranhas." - pág. 43
 
"Seu tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde às três eu começarei a ser feliz!" - Pág. 69
 
     “O Pequeno Príncipe” revolucionou a literatura infantil. A linguagem é bem simples e próxima desse público. Em alguns momentos o autor utiliza palavras mais rebuscadas, não obstante seu significado é explicado em seguida, o que contribui para o enriquecimento do vocabulário pueril.
 
"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas." - Pág. 72
 
"(...) quer seja a casa, as estrelas ou o deserto, o que os torna belos é invisível!" - Pág. 76
 
"Se tu amas uma flor que se acha numa estrela, é bom, de noite, olhar o céu. Todas as estrelas estarão floridas." - Pág. 84
 
     A obra é inteiramente metafórica e simbolista. Os personagens e elementos se ligam a pessoas e fatos da realidade, trazendo uma excelente moral nas entrelinhas. É um livro essencial para crianças e adultos, pois trata dos mais variados assuntos, tais quais: tolerância, valorização, vícios, amor e amizade. Esses valores apresentados são de suma importância na formação de um ser humano. Enfim: Antoine nos presenteou com um clássico da literatura, uma obra enigmática e profunda.
 
"Quando olhares o céu à noite, eu estarei habitando uma delas, e de lá estarei rindo; então será, para ti, como se todas as estrelas rissem!" - Pág. 85
 
 
 
 
Capa e diagramação
 
     A obra possui capa apresentando a imagem de um menino louro, em cima de um planeta, e uma porção de estrelas. Diagramação  simples, com páginas brancas, repletas de ilustrações feitas pelo próprio autor da obra. Os capítulos são bem curtos, iniciando-se na mesma página do final do capítulo anterior.
 
 
  

 
Capas pelo mundo
 
 
 
 
 
 
 
  
 
 
 Avaliação: (Ótimo)

 
 
 



Onde Comprar
 
 O Pequeno Príncipe: Submarino | Saraiva| Americanas
 
 
 
 
Confira nas redes sociais
 
 
 
 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© O Pequeno Mundo dos Livros - 2013. Todos os direitos reservados.
Criação e layout por: Maísa Andreoli Dias.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo