30 agosto 2015

Dica de Leitura: Felicidade Roubada - Augusto Cury

 
Leitura Concluída em 31 de janeiro de 2015.
 
 

Obra: Felicidade Roubada
 
Autor: Augusto Cury
 
Editora: Saraiva
 
Ano: 2014
 
ISBN: 9788502225640
 
Número de Páginas: 192
 
 
 
 
 
Sinopse
 
      E se de repente você perdesse a capacidade de fazer aquilo que dá sentido à sua vida? E se fosse paralisado por seus medos? Alan Alcântara é um bem-sucedido neurocirurgião, que dedica grande parte de seu tempo à medicina. Cético e pragmático, não reconhece qualquer sinal de fraqueza em si e tem dificuldade em lidar com pessoas lentas. Sua vida profissional suga toda sua energia, e, apesar de amar sua esperta filha Lucila e sua adorável esposa Claudia, mal convive com elas. Pensa que o amor é algo incondicional e não precisa de cuidado... Durante uma cirurgia, no entanto, Alan é acometido por uma crise de pânico e não é capaz de terminar o procedimento, deixando a responsabilidade para seu auxiliar. Ele pensa estar sofrendo um ataque cardíaco, e não admite o diagnóstico - transtorno psíquico. Em hipótese alguma, seu mal-estar poderia ter origem emocional. Isso é para fracos, acredita o médico. Alan verá suas certezas desmoronarem diante da doença - que irá significar, em última instância, uma oportunidade rara de ele se reconstruir como ser humano.
 
 
 
 
 
Sobre o autor
 
     Psiquiatra, cientista, escritor e fundador da Academia de Inteligência, um instituto que promove o treinamento de psicólogos, educadores e profissionais de recursos humanos. É autor da Inteligência Multifocal-1998 (Editora Cultrix), Treinando a Emoção para Ser Feliz-2001, A Pior Prisão do Mundo-2000 (renomeado para Superando o Cárcere da Emoção) e dos livros da coleção Análise da Inteligência de Cristo (O Mestre dos Mestres-1999, O Mestre da Sensibilidade-2000, O Mestre da Vida-2001 e O Mestre do Amor-2002), Você é Insubstituível-2002, Revolucione sua Qualidade de Vida-2002, Escola da Vida-Harry Potter no Mundo Real-2002, Pais Brilhantes e Professores Fascinantes-2003 e outros. Conheça seu website.
 
 
 
 
 
Vídeo relacionado
 
 
(Augusto Cury fala sobre a obra)





Resenha e opinião
 

     "Felicidade Roubada" tem linguagem simples, direta, e dicas acerca de como lidar com um dos maiores males do mundo moderno: a síndrome do pânico.
 
"_ Papai, papai, não quero presentes. Eu quero você. Só você, mais nada." - Pág. 35
 
 
     A história fala sobre o Dr. Alan Alcântara, um neurocirurgião, sócio do mais renomado hospital da cidade. Alan não cuidava de sua psique e sua saúde emocional, e, durante uma cirurgia, o médico é acometido por uma crise de pânico, desencadeando uma série de sintomas dos quais ele não consegue desvencilhar-se.
 
"Há muitos tipos de depressão. A depressão maior afeta as pessoas felizes, que, abarcadas por algum conflito, um dia desabam." - Pág. 43
 
     A partir daí, Alan procura os melhores médicos a fim de se curar, e encontra um importante psicólogo que lhe mostra um passo-a-passo em busca do entendimento da doença.
 
"Desse modo, retomou sua vida como ela sempre fora. Seguiu as pegadas da sua rotina. Ao que tudo indicava, os vampiros de sua emoção resolveram adormecer, dar-lhe trégua, pelo menos por algum tempo..." - Pág. 64
 
     Dr. Alcântara é o típico paciente arrogante, e em momento algum admite que seu problema é emocional, considerando-se fraco por não ser capaz de se controlar. Reluta no tratamento, mas o apoio da família é fundamental no processo de cura.
 
"Os papeis se inverteram; a filha começou a proteger o pai." - Pág. 92
 
A obra é simples e interessante, até mesmo para o leitor que não se interessa pelo assunto (Psicologia), e, do enredo, é possível extrair uma lição, um ensinamento: devemos cuidar da nossa saúde, não só física, mas da nossa psique.

"Era difícil crer que um homem tão brilhante pudesse chegar a tal estágio de desconstrução." - Pág. 99






 Avaliação:  (Muito Bom)

 
 
 



Onde Comprar
 
 Felicidade Roubada: Submarino | Saraiva | Americanas | Cultura
 
 
 
 
Confira nas redes sociais
 
 
 

 
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

© O Pequeno Mundo dos Livros - 2013. Todos os direitos reservados.
Criação e layout por: Maísa Andreoli Dias.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo