21 setembro 2014

Dica de Leitura: O Futuro da Humanidade - Augusto Cury


Leitura Concluída em 2011.


Obra: O Futuro da Humanidade

Autor: Augusto Cury

Editora: Arqueiro

Ano: 2005

ISBN: 857542162X

Número de Páginas: 256






Sinopse


    Primeiro romance do psiquiatra Augusto Cury, "O Futuro da Humanidade" oferece uma rara oportunidade de repensar a sociedade e o rumo de nossas vidas. Cury nos presenteia com uma saborosa ficção que ilustra os ensinamentos presentes em seus livros e se apoia na sua vasta experiência profissional. Esta obra conta a trajetória de Marco Polo, um jovem estudante de medicina de espírito livre e aventureiro como o do navegador veneziano do século XIII, em quem seu pai se inspirou ao escolher seu nome. Ao entrar na faculdade cheio de sonhos e expectativas, Marco Polo se vê diante de uma realidade dura e fria: a falta de respeito e sensibilidade dos professores em relação aos pacientes com transtornos psíquicos, que são marginalizados e tratados como se não tivessem identidade. Indignado, o jovem desafia profissionais de renome internacional para provar que os pacientes com problemas psiquiátricos merecem mais atenção, respeito e dedicação - e menos remédios. Acreditando na força do diálogo e da psicologia, ele acaba causando uma verdadeira revolução nas mentes e nos corações das pessoas com quem convive.





Sobre o autor
     Psiquiatra, cientista, escritor e fundador da Academia de Inteligência, um instituto que promove o treinamento de psicólogos, educadores e profissionais de recursos humanos. É autor da Inteligência Multifocal-1998 (Editora Cultrix), Treinando a Emoção para Ser Feliz-2001, A Pior Prisão do Mundo-2000 (renomeado para Superando o Cárcere da Emoção) e dos livros da coleção Análise da Inteligência de Cristo (O Mestre dos Mestres-1999, O Mestre da Sensibilidade-2000, O Mestre da Vida-2001 e O Mestre do Amor-2002), Você é Insubstituível-2002, Revolucione sua Qualidade de Vida-2002, Escola da Vida-Harry Potter no Mundo Real-2002, Pais Brilhantes e Professores Fascinantes-2003 e outros. Conheça seu website.





Resenha e opinião

     "O Futuro da Humanidade" é o primeiro romance do autor. Marco Polo era um jovem idealista, que acabara de entrar para a faculdade de medicina. Sonhava em poder salvar muitas vidas e melhorar o mundo. Porém, em sua primeira disciplina, ele depara-se com a falta de sensibilidade com que seus professores tratam os cadáveres usados nas aulas.

"Para o jovem pensador, somos todos responsáveis inevitavelmente, em maior ou menor proporção, pela prevenção do terrorismo, da violência social, da fome mundial." - Pág. 89

     Após saber que aqueles se tratavam de indigentes, moradores de rua e pessoas com doenças mentais, ele passa a investigar esse fato. É nesse momento que ele conhece Falcão, morador de rua que pregava gentileza e verdades que muitas vezes passam aos nossos olhos despercebidos. Impressionado, ele torna-se amigo de Falcão, e juntos vivem uma aventura em busca de conhecimento e solidariedade.

"Peguei minha esposa na cama com o meu melhor amigo, o gerente da minha empresa. Eu era um homem rico, mas me sentia um miserável." - Pág. 145


    A obra nos instiga o leitor a questionar os métodos de ensino atuais, que prepara apenas para o sucesso e não para vida. Nela, Cury aplicou sua teoria de forma muito evidente, apresentando dados e fatos desconhecidos pelos leigos no assunto, fundamentais para o entendimento da mensagem transmitida. A história é fascinante e esclarecedora.

"O mundo moderno estava em conflito, vivia em franco processo de transformação. Médicos virtuais, manipulação de dados dos medicamentos, pressões do mercado (...)" - Pág. 170




Capa e diagramação

     A capa deste livro é bastante simples, não chama a atenção do leitor. Diagramação também simples, páginas amarelas. Novos capítulos iniciam-se na página seguinte a de encerramento do anterior.





Avaliação:  (Ótimo)





Onde Comprar

Felicidade Roubada: Submarino | Saraiva | Americanas |Cultura
Confira nas redes sociais





Nenhum comentário:

Postar um comentário

© O Pequeno Mundo dos Livros - 2013. Todos os direitos reservados.
Criação e layout por: Maísa Andreoli Dias.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo