21 setembro 2014

Dica de Leitura: As Crônicas de Nárnia - C. S. Lewis


 
Leitura Concluída em 2012.

 
Ficha Técnica
 
 
Obra: As Crônicas de Nárnia - Volume Único (Título Original: The Complete Chronicles of Narnia)
 
Autor: C. S. Lewis (Tradução: Paulo Mendes Campos e Silêda Steuernagel, revisada por Silvana Vieira)
 
Editora: Martins Fontes
 
Ano: 2001
 
ISBN: 9788578270698 
 
Série: As Crônicas de Nárnia (Volume Único, composto pelos títulos: "O Sobrinho do Mago", "O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa", "O Cavalo e seu Menino", Príncipe Caspian", "A Viagem do Peregrino da Alvorada", "A Cadeira de Prata", " A Última Batalha", e "Três maneiras de escrever para crianças").
 

 
 
Sinopse

     Narnia - onde um dragão desperta, onde as estrelas andam na terra e onde tudo pode acontecer! 50 anos após a primeira aparição das Crônicas de Nárnia, as fabulosas histórias do país do Leão Aslan também fazem parte da biblioteca dos adultos. Os 7 livros reunidos neste volume único tornaram-se parte do cânone da literatura clássica, atraindo leitores de todas as idades em terras mágicas com personagens inesquecíveis há mais de 60 anos. Batalhas épicas entre o bem e o mal, criaturas fantásticas, traições, feitos heroicos e amizades (ganhas e perdidas) todos reunidos neste mundo inesquecível. Além de um grande best-seller, a série As Crônicas de Nárnia também tornou-se grande sucesso do cinema! Leia o livro em PDF.
 
 
 
 
Sobre o autor
 
      Clive Staples Lewis nasceu na Irlanda, em 1898. Em 1954, tornou-se professor de Literatura Medieval e Renascentista em Cambridge. Foi ateu durante muitos anos e se converteu em 1929. Essa experiência o ajudou a entender não somente a indiferença como também a indisposição de aceitar a religião. Suas obras são conhecidas por milhões de pessoas no mundo inteiro. A abolição do homem, Cartas de um diabo a seu aprendiz, Cristianismo puro e simples e Os quatro amores são apenas alguns de seus bestsellers. Escreveu também livros de ficção científica, de crítica literária e para crianças. Entre estes estão As Crônicas de Nárnia, sucesso mundial absoluto. C. S. Lewis morreu em 1963, em sua casa em Oxford. Conheça seu website.
 
 
 
 
Sobre a obra
 
      "As Crônicas de Nárnia" é uma série de fantasia escrita por C. S. Lewis e publicada entre os anos de 1950 e 1956. O sete livros contam a história de Nárnia, um lugar mágico onde os bichos e árvores falam, a terra é fértil e tudo plantado nela floresce. Existem duas formas de ler: a ordem de publicação e a ordem cronológica dos livros. 
 
 
Ordem de publicação: 
 
O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa
 
Príncipe Caspian
 
A Viagem do Peregrino da Alvorada
 
A Cadeira de Prata
 
O Cavalo e seu Menino
 
O Sobrinho do Mago
 
A Última Batalha
 
 
 
Ordem cronológica:
 
O Sobrinho do Mago
 
O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa
 
O Cavalo e seu Menino
 
Príncipe Caspian
 
A Viagem do Peregrino da Alvorada
 
A Cadeira de Prata
 
A Última Batalha
 
 
 "O Sobrinho do Mago" mostra a trajetória do garoto Digory e sua amiga Polly, xeretando as atividades secretas do tio de Digory, e acabam viajando entre vários mundos até encontrarem um lugar completamente vazio. Digory é responsável por ligar os humanos à Nárnia para sempre. É nesta história que seremos capazes de entender como o guarda-roupa pode ser mágico.
 
"O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa" traz como personagens quatro crianças humanas — Pedro, Edmundo, Susana e Lúcia — que vão parar em Nárnia depois de atravessar o guarda-roupa de um cômodo vazio.
 
"O Cavalo e seu Menino" trata da história de habitantes do mundo paralelo em que Nárnia se encontra. Alguns personagens do livro anterior aparecem aqui.
 
"Príncipe Caspian" narra a trajetória de Caspian, que contará com a ajuda dos animais falantes e das quatro crianças humanas de O leão, a feiticeira e o guarda-roupa.
 
"A Viagem do Peregrino da Alvorada" narra a história de Caspian percorrendo os mares de Nárnia até o fim do mundo. Neste, apenas Edmundo e Lúcia voltam para Nárnia, pois Pedro e Susana cresceram e já não podem ir para lá. Eustáquio, primo deles, está incluído nesta jornada.
 
Em "A Cadeira de Prata", um príncipe de Nárnia desaparece e Eustáquio é chamado de volta para ajudar a encontrá-lo. Lúcia e Edmundo agora estão velhos demais para isso, mas Eustáquio tem a ajuda de sua amiga de escola Jill.
 
Em "A Última Batalha", Eustáquio e Jill retornam à Nárnia para ajudarem outro príncipe.
 
 
 
 
 
Resenha e opinião
 
     A história central dos livros é sobre Nárnia. Cada época tem um personagem diferente, mas a essência das Crônicas está no leão Aslam, a autoridade maior, que guia os outros personagens e os aconselha. O desfecho das crônicas é surpreendente.

"Devo ter imaginado que o leão cantava; é porque estou com os nervos descontrolados. Alguém já ouviu um leão cantar?" - Pág. 69 - O Sobrinho do Mago

"Fique sabendo que a gente não deve acreditar em tudo o que dizem os faunos." - Pág. 120 - O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa
 

     Uma versão cinematográfica de O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, intitulado como The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe, (As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa) produzido pela Walden Media e distribuído pela Walt Disney Pictures, foi lançado em dezembro de 2005. O filme conquistou muitos fãs, dando notoriedade à série literária que era quase desconhecida em alguns países, como no Brasil. O filme foi dirigido por Andrew Adamson, que anteriormente só havia dirigido filmes de animação. O roteiro foi escrito por Ann Peacock. O longa-metragem foi gravado em lugares da Polônia, República Tcheca e Nova Zelândia. O filme ficou popular por seus grandes e belos efeitos especiais, usados principalmente para criar algumas criaturas ficcionais. O filme foi um sucesso de bilheteria no ano de 2005, arrecadando 745 milhões de dólares mundialmente.
"Pois acontece o seguinte: na Calormânia, aprende-se a contar uma história (seja ela verdadeira ou inventada), assim como você aprende na escola a fazer redações. A diferença é que as pessoas gostam de ouvir histórias, mas nunca soube de alguém que gostasse de redações." - Pág. 206 - O Cavalo e seu Menino

"Quando Caspian acordou na manhã seguinte, teve a impressão de que tudo não passara de um sonho. Mas a relva estava toda coberta pelos pequeninos sinais dos cascos..." - Pág. 330 - Príncipe Caspian

     A Disney produziu uma sequência, The Chronicles of Narnia: Prince Caspian (As Crônicas de Nárnia: Principe Caspian), lançada em maio de 2008 nos Estados Unidos. O filme custou caro, cerca de 225 milhões, e não obteve o retorno financeiro esperado nos Estados Unidos, obtendo em bilheteria apenas 141 milhões. Em contrapartida, no estrangeiro o filme teve uma bilheteria de 278 milhões, no total de 419 milhões mundiais. Com isso, A Disney anunciou que não iria financiar o terceiro filme, devido a limitações orçamentais.
"A claridade aumentava a cada passo, fazendo com que ele piscasse os olhos. O nevoeiro desaparecera. Estava num vale desconhecido, e não se via o mar em parte alguma." - Pág. 438 - A Viagem do Peregrino da Alvorada
   A Twentieth Century Fox assumiu o projeto, e The Chronicles of Narnia: The Voyage of the Dawn Treader (As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada), o terceiro filme da série, estreou em 10 de dezembro de 2010. A bilheteria deste foi um pouco mais baixa que a do filme anterior, nos Estados Unidos com 104 milhões, e fora do país com 311 milhões, totalizando 415 milhões em bilheteria.
"Sentiram logo que não era a única voz no mundo pela qual secretamente esperavam: a voz de Aslam. Era uma voz escura, monótona e cavernosa, que perguntou: - Que fazem aqui, criaturas do Mundo de Cima?" - Pág. 579 - A Cadeira de Prata
     Em 1 de outubro de 2013, a C.S. Lewis Company anunciou que entrou em acordo com a The Mark Gordon Company para, juntos, desenvolverem e produzirem The Chronicles of Narnia: The Silver Chair (As Crônicas de Nárnia: A Cadeira de Prata no Brasil ou As Crónicas de Nárnia: O Trono de Prata em Portugal), seguindo então a ordem de publicação da série e não mais produzindo The Magician's Nephew. Mark Gordon e Douglas Gresham, junto com Vincent Sieber, diretor da C.S. Lewis Company de Los Angeles, vão servir como os produtores e irão trabalhar com a The Mark Gordon Company para desenvolverem o script.
"- Tirem ele daqui! Levem-no embora! Carreguem-no para onde ninguém possa ouvi-lo e nem ele a nós! Amarrem-no a uma árvore! Eu vou... isto é, Aslam vai... fazer-lhe justiça mais tarde." - Pág. 650 - A Última Batalha





Lista de personagens
 
     Humanos do nosso mundo (em ordem alfabética)
 
Chamados de "Filhos de Adão" e "Filhas de Eva".
  • Alberta, Tia: Mãe de Eustáquio Mísero. (VPA)
  • André, Tio: Tio de Digory, mágico que faz os anéis. (SM)
  • Arnaldo, Tio: Pai de Eustáqio Mísero. (VPA)
  • Digory Kirke ou Professor Kirke: Segundo humano a sair do nosso mundo. (SM, LFG, UB)
  • Edmundo: Um dos irmãos Pevensie. Aslam morreu em seu lugar. (LFG, PC, VPA, CM, UB)
  • Eustáquio: Primo dos irmãos Pevensie, transformado depois de ir à Nárnia. (VPA, CP, UB)
  • Eva, Margarida e Isabel: Criadas de Digory Kirke. (LFG)
  • Franco: Cocheiro em Londres e primeiro rei de Nárnia. (SM, UB)
  • Helena: Esposa de Franco e primeira rainha de Nárnia. (SM, UB)
  • Jill Pole: Amiga de Eustáquio no colégio experimental. (CP, UB)
  • Leta, Tia: Tia de Digory, irmã de sua mãe. (SM)
  • Lúcia: Uma dos irmãos Pevensie; a primeira deles a entrar em Nárnia. (LFG, PC, VPA, CM, UB)
  • Mabel: Mãe de Digory. (SM)
  • Marta, Dona: Criada do professor Kirke. (LFG)
  • Pedro: Um dos irmãos Pevensie; grande rei de Nárnia. (LFG, PC, CM, UB)
  • Polly Plummer: Amiga de Digory, primeira humana a sair do nosso mundo. (SM, UB)
  • Susana: Uma das irmãs Pevensie; não entrou para a Verdadeira Nárnia. (LFG, PC, CM)
 
 
     Humanos de Nárnia (em ordem alfabética)
 
Nesta lista estão telmarinos, calormanos e arquelandeses, que nasceram no mundo de Nárnia.
  • Achosta Tarcaã: Pretendente arranjado pela madrasta de Aravis; calormano de 60 anos que recebeu favor do Tisroc. (CM)
  • Aravis Tarcaína: Filha de um nobre calormano que deseja casá-la com outro homem contra a sua vontade. (CM,UB)
  • Arriche: Pai adotivo de Shasta, criando-o desde que o encontrou. (CM)
  • Corin Mão-de-Ferro, Príncipe: Irmão mais novo do príncipe Cor, filho do rei Luna. (CM,UB)
  • Cornelius, Doutor: Meio anão, meio humano. É tutor do príncipe Caspian. (PC)
  • Drinian: Capitão do Peregrino da Alvorada. (VPA,UB)
  • Emeth: Calormano que entra no País de Aslam. (UB)
  • Erimon, Lorde: Telmarino, morto por Miraz. (PC)
  • Lasaralina Tarcaína: Calormana da nobreza e amiga de Aravis. Destaca-se por seu comportamento fútil. (CM)
  • Pug: Pirata de Felimate. (VPA)
  • Rishda Tarcaã: Calormano que trama junto com Manhoso a invasão de Nárnia. (UB)
  • Shasta: Chamado também de "príncipe Cor da Arquelândia", é um fugitivo da Calormânia. (CM,UB)
  • Sopespian, Lorde: Telmarino morto por Pedro. (PC)
 
 
     Os Sete Fidalgos (em ordem alfabética)
 
São os sete fidalgos enviados ao mar por Miraz a fim de evitar a oposição deles a seu plano de se tornar rei. Eles são:
  • Argos, Lorde (VPA)
  • Bern, Lorde (VPA,UB)
  • Mavramorn, Lorde (VPA)
  • Octasiano, Lorde (VPA)
  • Restimar, Lorde (VPA)
  • Revilian, Lorde (VPA)
  • Rupe, Lorde (VPA)
 
 
 
     Reis e Rainhas de Nárnia
 
          Reis do país de Nárnia (em ordem alfabética)
  • Caspian I: Conquistador de Nárnia e primeiro rei de origem telmarina. (PC)
  • Caspian VIII: Rei de Nárnia, telmarino, pai de Caspian IX e de Miraz. (PC)
  • Caspian IX: Rei de Nárnia, assassinado pelo seu irmão Miraz. (PC)
  • Caspian X: Rei legítimo de Nárnia; tirou o seu tio Miraz, usurpador do trono. (PC, VPA,CP,UB)
  • Cisne Branco: Rainha de Nárnia que reinou algum tempo antes da Feiticeira Branca. Dizem que ela era tão bela que sua beleza podia ser comparada a de uma estrela e que se ela olhasse seu reflexo na água, ele permaneceria lá por 1 ano. (UB)
  • Edmundo: Rei junto com seus irmãos com o título de O Justo. (LFG, PC, VPA, UB)
  • Erlian: Rei de Nárnia, pai do rei Tirian, penúltimo rei de Nárnia. (UB)
  • Franco: Primeiro rei de Nárnia instituído por Aslam. (SM,UB)
  • Furacão: Rei que salvou as Ilhas Solitárias de um dragão. (UB)
  • Helena: Primeira rainha de Nárnia, esposa do rei Franco. (SM,UB)
  • Jadis: A Feiticeira Branca que submeteu Nárnia ao inverno de 100 anos. Era uma mulher bem mais alta do que as mulheres do nosso mundo, e incrivelmente mais bela também. (SM, LFG)
  • Lúcia: Rainha junto com seus irmãos com o título de A Destemida. Tinha cabelos dourados, alegria contagiante, e um grande e mole coração, mas apesar disso lutava como um homem (ou no mínimo como um rapazinho). (LFG, CM, PC, VPA, UB)
  • Miraz: Rei usurpador do trono, que assassinou seu irmão para consegui-lo. (PC)
  • Pedro: Foi O Grande Rei de Nárnia recebendo o título de O Magnífico. Foi general do exército narniano, imperador das Ilhas Solitárias, e nomeado por Aslam como "Terror dos lobos". (LFG, PC, UB)
  • Prunaprismia: Rainha usurpadora do trono junto com seu marido, rei Miraz. (PC)
  • Rilian: Filho do rei Caspian X. (CP,UB)
  • Susana: Rainha junto com seus irmãos com o título de A Gentil. Foi uma das mais formosas rainhas de Nárnia. Era diplomata, à vezes pessimista, mas ótima nadadora e arqueira. (LFG, PC)
  • Tirian: Último rei de Nárnia. Tinha cabelos loiros, olhos azuis e era musculoso. (UB)
 
 
          Reis da Arquelândia (em ordem alfabética)
  • Aravis: Tarcaína na Carlomânia, mas casou-se com o príncipe/rei Cor e se tornou rainha. Logo foi mãe de Aries, o Grande. (CM)
  • Aries: Grande Rei da Arquelândia, filho de Cor e Aravis. (CM)
  • Col: Primeiro rei da Arquelândia, filho de Franco V.
  • Cor: Nome real de Shasta, filho do rei Luna. Fora criado como filho de um pescador calormano, mas descobriu ser filho de um rei na sua aventura ao fugir da Calormânia. (CM)
  • Luna: Rei da Arquelândia, pai dos príncipes Cor e Corin. Loiro, gordinho e cara-de-maçã. (CM)
  • Naim: Rei da Arquelândia. Doutor Cornelius aconselha Caspian a fugir até a corte dele. (PC)
 
          Reis da Calormânia (em ordem alfabética)
  • Rabadash, o Ridículo: Príncipe da Calormânia, que comanda uma tentativa frustrada de invasão à Arquelândia. (CM)
  • Tisroc: Título dado aos reis da Calormânia, sempre saudado pela expressão "Que ele viva para sempre". (CM)
 
 
 
     Animais falantes (em ordem alfabética)
 
Aslam concedeu a habilidade de falar a alguns animais durante a criação daquele mundo. Os animais falantes são conscientes como pessoas, e podem ser maiores que seus semelhantes que não falam.
  • Aslam: Leão criador e protetor de Nárnia. Aparece sempre que o país está em perigo. (SM, LFG, CM, PC, VPA, CP, UB)
  • Bri ou Brirri-rini-brini-ruri-rá: Cavalo que tem a companhia de Shasta na fuga para Nárnia. (CM)
  • Castor, Sr.: Castor que encontra os irmãos Pevensie na casa do fauno Tumnus, levando-os ao encontro com Aslam. (LFG)
  • Castor, Sra.: Esposa do Sr. Castor. (LFG)
  • Confuso: Burro usado pelo seu amigo Manhoso para vestir uma pele de leão e se passar por Aslam. (UB)
  • Huin: Égua de Nárnia; acompanha Aravis na fuga para Nárnia. (CM)
  • Manhoso: O macaco velho que engana os narnianos e se alia aos calormanos. (UB)
  • Maugrim: Lobo chefe da polícia da Feiticeira Branca. (LFG)
  • Morango: Cavalo levado de nosso mundo para Nárnia. Recebe o nome de Pluma após ser transformado por Aslam em um cavalo alado. (SM)
  • Plumalume: Coruja falante de Nárnia. (CP)
  • Ripchip : Rato que comandou um conjunto de outros ratos na luta contra os telmarinos. Anos depois ele viaja com Caspian X a bordo do Peregrino da Alvorada em busca dos sete fidalgos, e depois decide ficar no país de Aslam. (PC, VPA, UB)
  • Ruivo: Gato que conspira contra Nárnia junto com Manhoso. (UB)
  • Sagaz : Águia que apoiou o rei Tiran na batalha contra os Carlomanos. (UB)
  • Vardan: Lobo, braço direito de Maugrim.
  • Veado Branco : Veado branco como leite. Dizem que quem conseguir captura-lo, terá seus desejos realizados. (LFG)
 
 
     Feiticeiras
  • Feiticeira Branca ou Jadis: Imperatriz de Charn e falsa rainha de Nárnia. (SM, LFG)
  • Feiticeira Verde: Rainha do mundo inferior que pretendia conquistar Nárnia. (CP)
 
  
        Gigantes
  • Rumbacatambau: Gigante que acidentalmente levanta Lúcia ao pegar seu lenço. (LFG)
  • Verruma: Gigante desajeitado que luta ao lado do príncipe Caspian. (PC)
  • Pai Tempo: Gigante acordado no fim do mundo para pegar o sol. (CP, UB)
  • Piro: Gigante que ameaçou a Arquelândia. Deu nome ao Monte Piro. (CM)
  • Pé-de-Pedra: Gigante na listagem de Tirian ao centauro Passofirme. (UB)
 
 
     Criaturas mitológicas (em ordem alfabética)
 
Lewis buscou inspiração para algumas criaturas na mitologia grega e romana. As criaturas mitológicas foram criadas por Aslam durante a criação de Nárnia, e são conscientes como os humanos e animais falantes.
  • Baco: Responsável pelo vinho e a alegria. Nome dado segundo a divindade romana. (PC)
  • Golgo: Gnomo questionado por Rilian. (CP)
  • Papai Noel: Entrega os presentes a Pedro, Susana e Lúcia. (LFG)
  • Passofirme: Observador de estrelas e amigo de Tirian. (UB)
  • Pluma: Cavalo alado no qual Morango foi transformado. (SM)
  • Precioso: Unicórnio amigo do rei Tirian, que nunca foi enganado pelo falso Aslam. (UB)
  • Tumnus, Sr.: Fauno que encontra Lúcia depois que ela entra em Nárnia pelo guarda-roupa. Aslam o ressucita no castelo da Feiticeira (LFG, CM)
  • Faunos: aparecem em todos os livros lutando ao lado de Aslam.
 
 
     O Grande Conselho (em ordem alfabética)
 
No livro "Príncipe Caspian" houve uma grande reunião dos narnianos escondidos dos invasores telmarinos nas montanhas para ver o príncipe Caspian, festejo que acabou virando um conselho de guerra. Estes são os participantes mencionados.
  • Barbaças: Ouriço falante de Nárnia. (PC)
  • Caça-Trufas: Texugo falante que acolhe o príncipe Caspian depois de sua fuga do castelo de Miraz. (PC)
  • Camillo: Lebre que participa do Grande Conselho. (PC)
  • Ciclone: Centauro profeta e observador das estrelas. Ele e seus três filhos lutam ao lado de Caspian. (PC)
  • Cinco Anões Negros: Anões negros que moram numa ravina seca e rochosa. (PC)
  • Dumnus: um fauno. (PC)
  • Escava Terra: Líder das toupeiras que Caspian conhece. (PC)
  • Farfalhante: Esquilo falante que se encontra com príncipe Caspian. (PC)
  • Girbius: Fauno. (PC)
  • Mentius: Fauno. (PC)
  • Nikabrik: Anão negro que tenta matar Caspian, e que logo depois morre tentando invocar a Feiticeira Branca. (PC)
  • Nausus: Fauno. (PC)
  • Nimienus: Fauno. (PC)
  • Obentinus: Fauno. (PC)
  • Oscuns: Fauno. (PC)
  • Ripchip: Rato falante de Nárnia e valente guerreiro, apesar do seu tamanho. Tem o controle sobre onze ratos que o seguem. (PC, VPA)
  • Sete Irmãos do Bosque Trêmulo: Anões Vermelhos que moram numa pedra achatada, em cima de uma montanha. (PC)
  • Três Trincadores, Os: Texugos como o Caça-trufas. (PC)
  • Trumpkin: Também chamado de N.C.A., anão vermelho incrédulo nas histórias da antiga Nárnia. Muda ao encontrar Aslam pessoalmente. (PC)
  • Ursos Barrigudos, Os: Ursos falantes de Nárnia. (PC)
  • Voltinus: Fauno. (PC)
  • Voluns: Fauno. (PC)
 
 
 
     Anões (em ordem alfabética)
 
Anões reais de Nárnia não têm sangue humano. Os anões negros possuem barba e cabelos escuros, e os anões vermelhos possuem cabelos e barba ruivos.
  • Grifo: Anão que se rebela contra o rei Tirian. (UB)
  • Nikabrik: Anão negro que tenta matar Caspian, e que logo depois morre tentando invocar a Feiticeira Branca. (PC)
  • Poggin: Anão que permanece leal ao rei Tirian. (UB)
  • Ranzinza: Anão incrédulo que não consegue ver o país de Aslam. (UB)
  • Trumpkin: Também chamado de N.C.A. (Nosso Caro Amiguinho): anão vermelho incrédulo nas histórias da antiga Nárnia. Muda ao encontrar Aslam pessoalmente. (PC,CP)
 
 
 
     Estrelas (em ordem alfabética)
 
As estrelas no céu de Nárnia são criaturas vivas que podem mudar de posição quando querem e transmitir mensagens aos moradores deste mundo.
  • Alambil: Senhora da Paz; estrela que Caspian foi ver no alto da torre com o Dr. Cornelius. (PC)
  • Coriakin: Estrela que deveria governar os Tontópodes como punição dada por Aslam. O motivo da punição é "algo que não é para os humanos saberem". (VPA)
  • Liliandil: Nome da filha de Ramandu descrito no filme. Casou-se com Caspian e se tornou rainha de Nárnia. Mãe de Rilian. (PC, VPA)
  • Ramandu: Estrela que vive em uma ilha ao leste de Nárnia. (VPA)
  • Tarva: Senhor da Vitória; estrela que Caspian foi ver no alto da torre com o Dr. Cornelius. (PC)
 
 
     Outros
  • Brejeiro: Paulama que acompanha Jill e Eustáquio na missão de trazer Rilian de volta. (CP)
  • Imperador de Além-Mar: Apenas mencionado, é pai de Aslam. (LFG, CM, PC, VPA)
  • Tash: Divindade adorada pelos calormanos, tendo cabeça de abutre e pedindo sacrifícios sanguinários. (CM, UB)

Legendas:
SM - O Sobrinho do Mago
LFG - O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa
CM - O Cavalo e seu Menino
PC - Príncipe Caspian
VPA - A Viagem do Peregrino da Alvorada
CP - A Cadeira de Prata
UB - A Última Batalha

 


Capa e diagramação
 
     A obra possui capa apresentando a imagem de Aslam. A diagramação  é bem elaborada, com ilustrações no início de cada livro e de cada capítulo. Apresenta alguns mapas. Páginas brancas. Os capítulos são curtos, iniciando-se na página seguinte ao final do capítulo anterior. Apesar de a formatação da fonte do texto possuir letras bem pequenas, a leitura não é cansativa, tendo em vista o aspecto chamativo da obra e o enredo recheado de fantasia. 
 
 
 

Capas pelo mundo


 Volume Único
 
      
 
O Sobrinho do Mago
 
      
 
O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa
 
      
 
O cavalo e seu Menino
 
       

Príncipe Caspian

      

A Viagem do Peregrino da Alvorada

      

A Cadeira de Prata

      

A Última Batalha

      
 
 
 
 
 
 
 
 Avaliação:  (Ótimo)




Onde Comprar:

As Crônicas de Nárnia (Volume Único): Submarino | Saraiva | Americanas





Confira nas Redes Sociais

Skoob





Nenhum comentário:

Postar um comentário

© O Pequeno Mundo dos Livros - 2013. Todos os direitos reservados.
Criação e layout por: Maísa Andreoli Dias.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo