06 janeiro 2016

Dica de Leitura: Guia de uma Ciclista em Kashgar - Suzanne Joinson

Leitura Concluída em 06 de janeiro de 2015

Ficha Técnica

Obra: Guia de uma Ciclista em Kashgar (Título Original: A Lady's Cyclist's Guide to Kashgar)

Autor: Suzanne Joinson (Tradução: Vera Whately)

Editora: Intrínseca

Ano: 2012

ISBN: 9788580573275

Número de Páginas: 272

Avaliação:





Sinopse

     Em 1923, Evangeline English e sua irmã Lizzie embarcam para a antiga cidade de Kashgar, na Rota da Seda, para ajudar a estabelecer uma missão cristã. Lizzie está fascinada por sua poderosa e inflexível líder, Millicent, mas as motivações de Eva para deixar a vida burguesa na Europa não são claras. Juntas, as três mulheres tentam organizar sua nova casa em meio à pobreza local. Ao mesmo tempo, Eva começa a trabalhar no seu livro, um guia para ciclistas que desejem se aventurar por aquela região.
     Em Londres, nos dias de hoje, outra história tem início. Certa noite, uma jovem abre a porta de casa e se depara com um homem dormindo no corredor. Pela manhã, ele não está mais lá, mas deixa na parede o belo desenho de um pássaro de cauda longa e uma frase escrita em árabe. Tayeb, que deixou o Iêmen para morar na Inglaterra, aparece na porta de Frieda no dia em que ela descobre ser a parenta mais próxima de uma mulher que acabou de morrer, uma mulher de quem ela nunca ouviu falar e cujo apartamento abandonado contém muitas surpresas, entre elas uma coruja mal-humorada. 
     Quando os mundos de Frieda e Tayeb se encontram, os dois iniciam uma amizade improvável e embarcam em uma aventura inesperada, como a de Eva. Repleto de cenários de tirar o fôlego e personagens inesquecíveis. Guia de uma ciclista em Kashgar é uma história extraordinária sobre tradições e relacionamentos que atravessam gerações.

Gostaria de ler um trecho do livro? Clique AQUI para ler em PDF em seu navegador.


Sobre a autora

     Suzanne Joinson trabalha no departamento de literatura do British Council, e regularmente viaja amplamente em todo o Oriente Médio, Norte da África, China e Europa. Em 2007, ela ganhou o prêmio nova escrita Ventures para não-ficção criativa por "Laila Ahmed". Ela está estudando para um PhD em Escrita Criativa em Goldsmiths, University of London e vive à beira-mar na costa sul da Inglaterra.

Gostaria de saber mais sobre a autora e suas obras? Clique AQUI para acessar seu website.



Resenha e opinião

     "Guia de uma Ciclista em Kashgar" narra, paralelamente, a história de Evangeline English, que se passa em 1923, e de Frieda, que se passa em Londres, nos dias atuais. Durante o decorrer da trama, o leitor irá descobrir qual é a ligação entre essas duas vidas.

     Evangeline embarca com sua irmã, Lizzie, e com Millicent, para a antiga cidade de Kashgar. Embora Lizzie e Millicent estejam empreendendo essa viagem a fim de estabelecer uma missão cristã, Eva, secretamente, tem motivações aventureiras, e pretende relatar suas observações acerca da região através de um livro, um guia para ciclistas. As três mulheres irão viver grandes contratempos e atribulações.

     Frieda, por outro lado, conhece Tayeb, que estava dormindo no corredor do prédio onde mora, em frente à sua porta. No dia seguinte, entretanto, ele não está mais lá, mas deixa na parede o desenho de um pássaro e uma frase escrita em árabe. Quando Frieda e Tayeb se reencontram, visto que o rapaz retorna à porta de Frieda, eles acabam unindo-se, pois Tayeb está em apuros e precisa de ajuda, e Frieda acaba de descobrir ser parente mais próxima de uma mulher que acabou de morrer, de quem ela nunca ouviu falar e cujo apartamento abandonado está repleto de coisas intrigantes.

     As histórias dessas mulheres são narradas intercaladamente na obra, sendo que a de Evangeline é escrita em forma de diário, em primeira pessoa. Em contrapartida, a história de Frieda é uma narrativa comum, em terceira pessoa.

     Surpreendi-me de forma positiva com a obra. O livro inicia-se um pouco enfadonho, mas, no decorrer dos capítulos, ganha requinte e dinamismo. A autora ligou as vidas das protagonistas de maneira inteligente e interessante, tornando a leitura, além de prazerosa, viciante e enriquecedora.


Quotes

"Se fosse deus, estaria fumando? Parecia improvável. Ela erguera os olhos para ele, sua cabeça gigantesca contra o azul pungente do céu." - Pág. 62

"'Minha' coruja, que ridículo. Puxou o cabelo para a frente do rosto, de leve, sentindo-se tímida." - Pág. 107

"Há barulhos e movimentações a distância, os tambores continuam. Acabei de me dar conta de que a palavra que Rami mencionou, ezaam, significa ossos em árabe." - Pág. 209


Capa e diagramação

     A obra possui capa apresentando a ilustração de uma ciclista percorrendo uma cidade aparentemente oriental, sendo que a parte de cima de seu percurso corresponde aos prédios e construções, e a parte de baixo representa a metade de uma pena. A Diagramação é simples, com páginas amarelas. Os capítulos são bem curtos, iniciando-se na página seguinte ao encerramento do capítulo anterior, e intercalam a narrativa das histórias das protagonistas.


Capas pelo mundo





→Os preços variam entre R$4,58 e R$26,90←


→ Mais informações sobre a obra no Skoob.

4 comentários:

  1. Olá!
    Já falei que eu amo as suas resenhas? Tudo tão completinho <3
    Achei a história bem interessante, e gosto quando acontece isso de ter duas histórias diferentes.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!
      Ahh, obrigada!!! =D
      Eu tento ser o mais breve possível para falar dos livros, mas destacando os pontos mais importantes, e fazendo o miiiiiinimo possível de spoiler (de preferência que não haja nenhum)... Então, fico muito contente que goste das resenhas, de verdade! \o/

      Beijão!!!

      Excluir
  2. Olá Maísa, que historia interessante *-*
    Não sei o porquê, mas conforme eu fui lendo sua resenha eu fui sentindo um grande interesse pelo livro. Eu gosto de ler livros que sejam assim, não sei o porquê kkkk
    Como sempre, amei a resenha. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Siz!!!Esse é livro é bem cativante e gostoso de ler!!!
      Fico muuuito feliz que tenha gostado!!! \o/
      Beijããão!! =D

      Excluir

© O Pequeno Mundo dos Livros - 2013. Todos os direitos reservados.
Criação e layout por: Maísa Andreoli Dias.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo