16 dezembro 2015

Dica de Leitura: 1889 - Laurentino Gomes (3º Volume da Trilogia)


Leitura Concluída em 15 de maio de 2015

Ficha Técnica

Obra: 1889

Autor: Laurentino Gomes

Editora: Globo Livros

Ano: 2013

ISBN: 9788525054463

Trilogia: Volume #03

Número de Páginas: 416

Avaliação: 





Sinopse

     Nas últimas semanas de 1889, a tripulação de um navio de guerra brasileiro ancorado no porto de Colombo, capital de Ceilão (atual Siri Lanka), foi pega de surpresa pelas notícias alarmantes que chegavam do outro lado do mundo. O Brasil havia se tornado uma república. O império brasileiro, até então tido como a mais sólida, estável e duradoura experiência de governo na América Latina, com 67 anos de história, desabara na manhã de quinze de novembro. O austero e admirado imperador Pedro II, um dos homens mais cultos da época, que ocupara o trono por quase meio século, fora obrigado a sair do país junto com toda a família imperial. Vivia agora exilado na Europa, banido para sempre do solo em que nascera. Enquanto isso, os destinos do novo regime estavam nas mãos de um marechal já idoso e bastante doente, o alagoano Manoel Deodoro da Fonseca, considerado até então um monarquista convicto e amigo do imperador deposto.
     Essas e outras histórias surpreendentes estão 1889, o novo livro do premiado escritor Laurentino Gomes. A obra, que trata da Proclamação da República, fecha uma trilogia iniciada com 1808, sobre a fuga da corte portuguesa de Dom João para Rio de Janeiro, e continuada com 1822, sobre a Independência do Brasil. Somados, os dois livros venderam mais de 1,5 milhão de exemplares no Brasil e ganharam quatro prêmios Jabuti, o mais prestigiado da literatura brasileira. Com 24 capítulos e ricamente ilustrado, 1889 contribui para a compreensão de um dos períodos mais controversos da história do país, em um relato cativante que explica não só os acontecimentos que levaram à queda da monarquia, em 1889, mas também outros episódios importantes da história brasileira como a Guerra do Paraguai e o movimento abolicionista.


Sobre o autor


      Laurentino formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, possui pós-graduação em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo e fez cursos tanto na Universidade de Cambridge como na Universidade de Vanderbilt. Trabalhou como repórter e editor para vários órgãos de comunicação do Brasil, incluindo o jornal O Estado de S. Paulo e a revista Veja.

     Laurentino nasceu em Água Boa-Paiçandu, no Paraná, e tornou-se famoso como escritor graças à sua autoria do best-seller 1808. Em 2008, o livro recebeu o prêmio de melhor ensaio da Academia Brasileira de Letras e da 53ª edição do Prêmio Jabuti de Literatura na categoria de livro-reportagem e de "livro do ano" da categoria de não-ficção. Em 2008, a Revista Época elegeu Laurentino uma das 100 pessoas mais influentes do ano, pelo mérito de conseguir vender mais de meio milhão de exemplares de livro de história do Brasil.

      Em maio de 2015, anunciou uma nova trilogia, que abordará a escravidão no Brasil. O primeiro dos três livros deverá ser lançado em 2019, e o último, em 2022.

Gostaria de saber mais sobre o autor e suas obras? Clique AQUI para acessar seu website e AQUI para acessar seu blog.


Resenha e opinião

     Dando sequência aos acontecimentos elucidados em “1808” e “1822”, Laurentino Gomes, neste último volume, leva o leitor a enredar junto aos variados personagens históricos que fizeram parte da Proclamação da Republica, ocorrida em 15 de novembro de 1889.

     A obra evidencia os fatos que ensejaram a queda da monarquia, com argumentos construídos através da revisão de todo o reinado de dom Pedro II. Entre os aspectos interessantes destacados no livro estão a sustentação política e a abolição da escravatura. Também está presente a abordagem dos primeiros anos da República, período conturbado pouco discutido nos livros convencionais ou didáticos de história.

     O autor, novamente, escreveu a obra de maneira leve, simples e divertida de ler, conduzindo o leitor de forma que o faz conhecer os fatos de maneira aprofundada, preocupando-se em relatar acontecimentos históricos mundias relevantes, como a invenção do telefone por Alexander Graham Bell.



Quotes

"Cápsula de tempo preservada na serra fluminense, Petrópolis é testemunha de uma miragem histórica." - Pág. 93

"O impacto da teoria de Darwin não ficou restrito ao campo da biologia. Na filosofia, na política e na economia pensadores como Herbert Spencer e Karl Marx acreditavam que as premissas da evolução pela seleção natural eram aplicáveis também às ciências sociais e econômicas." - Pág. 143

"Nos dias ensolarados e sem neblina do rio de Janeiro, toda vez que os aviões fazem a aproximação do aeroporto Santos Dumont a partir da ponte Rio-Niterói, os passageiros têm oportunidade de contemplar um marco da queda do Império brasileiro." - Pág. 261


Capa e diagramação

     A obra possui capa apresentando uma pequena imagem do Marechal Deodoro da Fonseca na parte inferior. A diagramação é simples, com páginas amarelas. O livro é repleto de gravuras, imagens e ilustrações intercaladas com a narrativa. Os capítulos são longos, iniciando-se na página seguinte ao encerramento do capítulo anterior.


Outras Capas

 



A Trilogia: 

1 - 1808

2 - 1822

3 - 1889





→Os preços variam entre R$20,72 e R$36,82←


→ Mais informações sobre a obra no Skoob.

2 comentários:

  1. Olha eu aqui de novo \o/ Mais uma resenha maravilhosa.
    Pelas resenhas, dos três 1822 foi o que chamou mais a minha atenção, mas os três são bem interessante. O autor teve uma boa ideia de escrever de uma forma mais leve a historia do Brasil que para uns é um pouco cansativa...
    E como a lista vai crescendo eu vou aproveitar que está chovendo para continuar o livro que estou lendo <3
    Ah! Com relação meu comentário no facebook, sem problema, já ouvi falar sobre esse app dos comentários do Facebook, por isso que acho melhor comentar por aqui. Mas eu levei um susto achando que eu não tinha comentado kkkk e eu fiquei pensando se estava sonhando ou não e comecei a rir quando vi que ele estava ali, respirei de alivio.
    \o/ Um abraço e até a próxima postagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha lista já está enorme também, e a falta de tempo me deixa sem saber o que fazer hehehe

      Beijoss, Siz!

      Excluir

© O Pequeno Mundo dos Livros - 2013. Todos os direitos reservados.
Criação e layout por: Maísa Andreoli Dias.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo