15 dezembro 2015

Adaptações: Um Dia (Filme - 2011)


Ficha Técnica

Título: Um Dia (Título Original: One Day)
País:  Reino Unido
Ano: 2011
Duração: 108 min
Direção: Lone Scherfig
Roteiro: David Nicholls
Gênero: DramaRomance
Música: Rachel Portman
Companhias produtoras: Random House Films, Film4 Productions, Color Force
Distribuição: Focus Features
Avaliação: 

Baseado na obra One Day (Um Dia), de David Nicholls. Para ler a resenha e obter mais informações sobre a obra clique AQUI.




Sinopse

     Emma e Dexter se conheceram na faculdade, em 15 de julho. Esta data serve de base para acompanhar a vida deles ao longo de 20 anos. Neste período Emma enfrenta dificuldades para ser bem sucedida na carreira, enquanto Dexter consegue sucesso fácil, tanto no trabalho quanto com as mulheres. A vida de ambos passa por várias outras pessoas, mas sempre está, de alguma forma, interligada.


Trailer (legendado)



Informações e opinião

     "Um Dia" é um filme lançado em 2011, dirigido por Lone Scherfig, com roteiro baseado no romance homônimo do próprio roteirista David Nicholls, estrelando Anne Hathaway e Jim Sturgess. A Focus Features lançou o filme nos cinemas em agosto de 2011.

     Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos estão cientes de que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, após passarem um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas e muito diferentes daquelas que sonhavam viver. Incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois, e ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.

     "Um Dia" recebeu, em geral, opiniões negativas dos críticos. O filme tem uma taxa de aprovação de 37% no Rotten Tomatoes, com o consenso indicando "apesar de ser muito bem atuado e benefícios de algumas reviravoltas narrativas frescas, One Day carece de emoção, profundidade ou visão de seu material de origem do best-seller". O CinemaScore publicou que os espectadores deram ao filme um "B-menos" em uma escala de A+ para F. Betsey Sharkey, do Los Angeles Times chamou-lhe uma "decepção dolorosa de um filme". Em contraste, Roger Ebert disse "One Day tem estilo, frescura e diálogo irônico espirituoso". Anne Hathaway com sotaque de Yorkshire, no papel de Emma, tem sido amplamente considerada como superficial.

     Não concordo com as críticas negativas. Evidentemente, o livro possui muito mais emoção e detalhes muito mais aprofundados do que o livro. Nada mais natural, pois o livro pode descrever cenas, personagens e momentos em inúmeras páginas, enquanto o filme precisa mostrar esses fatos em pouco mais de uma hora, resumidamente. Entretanto, o filme é comovente, e o desfecho foi capaz de emocionar e chocar mesmo eu já estando ciente do que iria acontecer.

     Mesmo para quem não conhece o livro, o filme é capaz de promover a reflexão, principalmente face ao tempo perdido pelos protagonistas, e o fato de que eles poderiam ter aproveitando muito mais a proximidade do outro. O que torna essa reflexão ainda mais forte é a parte final do enredo, que traz um acontecimento que mudará todo o rumo da história. Enfim, filme e livro são lindos e emocionantes, e eu recomendo ambos!


Elenco

Anne Hathaway - Emma Morley
Jim Sturgess - Dexter Mayhew
Tom Misom - Callum
Emilia Jones - Jasmine
Josephine de La Baume - Marie

Amanda Fairbank-Hynes - Tara






Jamie Sives - Jamie Hazeel
Rafe Spall - Ian

















Patricia Clarkson - Alison
Sylvie
Georgia King - Suki
Jodie Whittaker - Tilly



→ Referências: algumas informações foram retiradas dos sites Wikipédia (AQUI) e AdoroCinema (AQUI).

4 comentários:

  1. Esse é um filme que eu assisti tem uns anos com a minha melhor amiga, na época ela já tinha visto e estava revendo e confesso que no plot twist final, ela só ficou olhando minha reação que foi tipo "QUE?" ela na hora caiu na gargalhada e eu também, esse é um filme que me trás boas lembranças mesmo ficando longe dos meus favoritos, hahaha. Adorei suas ponderações, muito bacana o post!
    Estou seguindo e adorando o blog <3
    Beijos.
    Tenho um blog no qual falo sobre filmes, series e cultura no geral. Se puder dar uma conferida ficarei muito grata: http://cineleva.blogspot.com/ :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Willma, muito obrigada! Realmente, o desfecho deixa a gente meio perdido hehehe
      Fico feliz que esteja gostado! :) Apareça sempre aqui!
      Beijinhos

      Excluir
  2. O livro está na minha enorme lista. Por isso que ainda não assisti o filme, gosto de ler primeiro, para depois assistir. Gostei da postagem de hoje, me fez ficar com vontade de ler mais o livro. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho essa preferência, mas às vezes acontece de eu acabar assistindo o filme primeiro. É raro, mas acontece. Aconteceu isso, por exemplo, com o livro "A Hospedeira". Eu não tinha a menor curiosidade de ler, tampouco ler a série "Crepúsculo", que é da mesma autora. Mas acabei assistindo o filme, e achei ele tão bom, que li o livro, e o livro era tão melhor, que fiquei curiosa para ler Crepúsculo, que estou adorando! ;)
      Beijão!!!

      Excluir

© O Pequeno Mundo dos Livros - 2013. Todos os direitos reservados.
Criação e layout por: Maísa Andreoli Dias.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo