15 novembro 2015

Dica de Leitura: Fica Comigo Esta Noite - Inês Pedrosa


Leitura Concluída em 2012
 
Ficha Técnica
 
Obra: Fica Comigo Esta Noite
 
Autor: Inês Pedrosa

Editora: Planeta
 
Ano: 2003
 
ISBN: 9788576652595
 
Número de Páginas: 160

 
Sinopse
 
     "Fica Comigo Esta Noite" pode ser uma declaração de amor, mas também um pedido amargurado do pai que sente estar perdendo seu filho para a vida. As breves histórias deste livro nascem dos desvãos abertos pelos desencontros mais comuns. O estilo delicado de Inês Pedrosa dá à luz pessoas normais, homens e mulheres perdidos na infinita noite do desejo. Nestas páginas, você encontrará a si mesmo e aos outros, retratados em linhas simples que expressam toda sua complexidade. Como descreve Francisco José Viegas: "Uma tempestade à qual ninguém pode ficar imune".
 
 
Sobre a autora
 
     Inês Margarida Pereira Pedrosa é uma escritora portuguesa, nascida em Coimbra, Sé Nova, em 15 de agosto de 1962. Publicou o seu primeiro texto na revista Crónica Feminina com apenas doze anos de idade. Aos vinte e dois licenciou-se em Ciências da Comunicação, na Universidade Nova de Lisboa. Estreou como jornalista profissional em 1983, na redação de O Jornal. No ano seguinte passou para a redação do Jornal de Letras, Artes e Ideias, que abandonou para integrar a equipa fundadora do semanário O Independente. Foi redatora da LER e do semanário Expresso. É cronista do semanário "Sol", onde assina a coluna "Fora de Órbita". Foi diretora da revista Marie Claire em Portugal, de 1993 a 1996. Dirigiu a Casa Fernando Pessoa de Fevereiro de 2008 a Abril de 2014. Estreou na literatura em 1991, com o livro infantil "Mais Ninguém Tem", seguindo-se o seu primeiro romance, A Instrução dos Amantes, em 1992. Nas Tuas Mãos, de 1997, valeu-lhe o Prêmio Máxima de Literatura, e Fazes-me Falta, em 2003, consolidou-a como uma principais romancistas da atualidade. Em 2005, a partir de Nas Tuas Mãos e Fica Comigo Esta Noite, assinou a sua primeira peça de teatro, 12 mulheres e 1 cadela, dirigida por São José Lapa. Ganhou o Prémio Máxima de Literatura com "Os Íntimos" (2010). Os seus livros estão publicados no Brasil, Espanha, Itália e Alemanha. Conheça seu website.
 
 
Resenha e opinião
 
     "Fica Comigo Esta Noite" é um livro de contos editado em 2003, pela Dom Quixote. Os contos foram escritos entre 1993 e 2002, e editados nas mais variadas publicações, desde a revista "Egoísta" até "Europaexpress". Na edição brasileira, foi mantida a grafia vigente em Portugal.
"Depois de sairmos da casa, deixaste de me procurar. Creio que te fazias encontrado comigo, mas como eu também me fazia encontrada contigo, nunca cheguei a ter certeza de que, de facto, me procuravas." - Págs. 11/12 - Só Sexo

"Agora, quando está em casa, a rapariga passa muito tempo ao espelho, a provar roupa." - Pág. 26 - A Rapariga do Verão Passado 

"Gosto de te ter outra vez em casa, filho. Nunca me habituei à solidão. Mas também não consigo imaginar outra mulher no lugar da tua mãe." - Pág. 39 - Fica Comigo Esta Noite 
     A obra nos conta histórias das vidas de mulheres e homens perdidos na infinita noite do desejo, histórias de traições e cumplicidades, abordando as mais variadas circunstâncias humanas e  situações aflitivas, que podem ocorrer a qualquer um. Os personagens dos contos que compõem o livro são muito reais.
 "Diamantes de lume, que aquecem a pele e arrefecem o espírito. Sempre foram essas as minhas melhores jóias. As mais preciosas." - Pág. 45 - A Cabeleira

"Isso não se pode. A paz é para os mortos. E nem todos, parece-me." - Pág. 63 - Um Amor na Cidade

 "Escrevo-te com uma bic, claro. Deixei a caneta de tinta permanente na gaveta de cabeceira dela. Compreendes, ela sempre precisou de alibis para a eternidade." - Pág. 69 - Post-Scriptum
     Em relação a esses contos, apesar de a temática de um diferenciar-se dos outros, existe unidade entre eles. O livro é composto de 12 contos. São eles:
 
1 - Só Sexo
2 - A Rapariga do Verão Passado
3 - Fica Comigo Esta Noite
4 - A Cabeleireira
5 - Um Amor na Cidade
6 - Post-Scriptum
7 - A Sombra das Nuvens no Mar
8 - Todo o Amor
9 - Como de Costume
10 - Conversa de Café
11 - A Cor dos Anjos
12 - Europa, Plano Nocturno
"Até ao instante em que, deitada sob as pétalas, Dinamene se lembrou de tudo e depois esqueceu-se e nasceu a chorar." - Pág. 79 - A Sombra das Nuvens no Mar
 
"Junto de ti descobri, de repente, a alegria que trazia escondida numa cave do coração." - Pág. 83 - Todo o Amor
 
"Tinhas acabado de limpar as lágrimas, e desta vez não era por mim que choravas." - Pág. 103 - Como de Costume
 
"Nem a uma amiga posso contar esta história, que as mulheres falam que se desunham." - Pág. 122 - Conversa de Café 
 
"Mas eu não quero esquecer-me de ti. Nos primeiros meses tinha medo de que o esquecimento me anestesiasse, mesmo sem eu querer." - Pág. 131 - A Cor dos Anjos 
 
"As mãos sapudas do comissário Aleksander Viktorovich Larionov, que me percorriam com um método de arquivador, não contavam como experiência erótica." - Pág. 139 - Europa, Plano Nocturno 
 

Capa e diagramação
 
     A obra possui capa apresentando a imagem do batente inferior de uma porta de madeira desgastada. Diagramação simples, com páginas amarelas. Cada conto inicia-se na página seguinte ao encerramento do conto anterior.
 
 
 
Capas pelo mundo
 
 
 
 
 
 
Avaliação: (Regular)
 
 
 
 
Onde Comprar
 
Fica Comigo Esta Noite: Submarino | Saraiva | Americanas
 
 
 
Informações sobre a obra no Skoob
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© O Pequeno Mundo dos Livros - 2013. Todos os direitos reservados.
Criação e layout por: Maísa Andreoli Dias.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo