14 agosto 2014

Dica de Leitura - As Brumas de Avalon: A Senhora da Magia - Marion Zimmer Bradley

Leitura Concluída em 15 de julho de 2014.


As Brumas de Avalon: A Senhora da Magia - Marion Zimmer Bradley

"As Brumas de Avalon" trata-se de uma série de 4 volumes que retratam as batalhas do Rei Artur contra os saxões, a partir do ponto de vista das mulheres do reino. Os livros que compõe a coleção são os seguintes:

1 - A Senhora da Magia
2 - A Grande Rainha
3 - O Gamo Rei
4 - O Prisioneiro da Árvore

"A Senhora da Magia", primeiro livro da série, narra a história de Igraine, casada contra sua vontade com Gorlois, duque da Cornualha, quando era apenas uma jovenzinha. O casal é genitor da pequena Morgana, que durante o decorrer da narrativa mostra-se elemento essencial da trama. Igraine, a princípio, é pagã. Viviane, a Senhora do Lago, revela que o destino da moça é casar-se com Uther Pendragon, a fim de, com ele, gerar o futuro rei da Bretanha, o que de fato ocorre. Morgana é levada por Viviane para ser criada em Avalon, para tornar-se sacerdotisa da Deusa. Durante os rituais, porém, sobrevém algo que muda completamente sua vida, fazendo-a abandonar o lugar. Enredo rico em detalhes, por esse motivo, talvez, torne-se bastante cansativo.

Avaliação:


Regular

Sinopse: A Senhora da Magia, A Grande Rainha, O Gamo-Rei e O Prisioneiro da Árvore são os quatro volumes que compõem As Brumas de Avalon - a grande obra de Marion Zimmer Bradley -, que reconta a lenda do rei Artur através da perspectiva de suas heroínas. Guinevere se casou com Artur por determinação do pai, mas era apaixonada por Lancelote. Ela não conseguiu dar um filho e herdeiro para o marido, o que gera sérias consequências políticas para o reino de Camelot. Sua dedicação ao cristianismo acaba colocando Artur, e com ele toda a Bretanha, sob a influência dos padres cristãos, apesar de seu juramento de respeitar a velha religião de Avalon. Além da mãe de Artur, Igraine e de Viviane, a Senhora do Lago que é a Grande Sacerdotisa de Avalon, uma outra mulher é fundamental na trama: Morgana, a irmã de Artur. Ela é vibrante, ardente em seus amores e em suas fidelidades, e polariza a história com Guinevere, constituindo-se em a sua grande rival. Sendo uma sacerdotisa da Avalon, ela tem a Visão, o que a transforma em uma mulher atormentada. 
Trata-se, acima de tudo, da história do conflito entre o cristianismo, representado por Guinevere, e da velha religião de Avalon, representada por Morgana. 
Ao acompanhar a evolução da história de Guinevere e de Morgana, assim como dos numerosos personagens que as cercam, acompanhamos também o destino das terras que mais tarde seriam conhecidas com Grã-Bretanha. 
As Brumas de Avalon evoca uma Bretanha que é ao mesmo temo real e lendária - desde as suas desesperadas guerras pela sobrevivência contra a invasão saxônica até as tragédias que acompanham Artur até a sua morte e o fim da influência mítica por ele representada. 
Igraine, Viviane, Guinever e Morgana revelam através da história de suas vidas e sentimentos a lenda do rei Artur, como se ela fosse nova e original. 
Neste volume, A Senhora da Magia, o primeiro livro da saga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© O Pequeno Mundo dos Livros - 2013. Todos os direitos reservados.
Criação e layout por: Maísa Andreoli Dias.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo