15 agosto 2014

Dica de Leitura - As Brumas de Avalon: O Prisioneiro da Árvore - Marion Zimmer Bradley

Leitura Concluída em 11 de agosto de 2014.


As Brumas de Avalon: O Prisioneiro da Árvore -  Marion Zimmer Bradley

"O Prisioneiro da Árvore" é o quarto e último livro da série As Brumas de Avalon. A coleção é composta pelos seguintes volumes: 

1 - A Senhora da Magia (clique aqui para maiores informações)
2 - A Grande Rainha (clique aqui para maiores informações)
3 - O Gamo Rei (clique aqui para maiores informações)
4 - O Prisioneiro da Árvore

O último livro da coleção encerra a história de Avalon e Camelot de forma trágica para alguns dos personagens. Morgana planeja derrubar Artur do trono, pelo fato de ele não ter sido fiel ao juramento que fez a Avalon quando coroado, que era o de permitir e proteger a antiga religião da Deusa e os costumes daquele povo, e, em consequência da quebra desses votos, Camelot passou a ser uma corte Cristã (fato que ocorreu em virtude da grande influência religiosa de Gwenhwyfar, esposa do rei). No desenrolar da trama, além de ocorrerem muitas traições, demasiadas surpresas vão encerrando a narrativa, colocando fim na série As Brumas de Avalon.

Avaliação:


Bom

Sinopse: A Senhora da Magia, A Grande Rainha, O Gamo-Rei e O Prisioneiro da Árvore são os quatro volumes que compõem As Brumas de Avalon - a grande obra de Marion Zimmer Bradley -, que reconta a lenda do rei Artur através da perspectiva de suas heroínas. Guinevere se casou com Artur por determinação do pai, mas era apaixonada por Lancelote. Ela não conseguiu dar um filho e herdeiro para o marido, o que gera sérias consequências políticas para o reino de Camelot. Sua dedicação ao cristianismo acaba colocando Artur, e com ele toda a Bretanha, sob a influência dos padres cristãos, apesar de seu juramento de respeitar a velha religião de Avalon. Além da mãe de Artur, Igraine e de Viviane, a Senhora do Lago que é a Grande Sacerdotisa de Avalon, uma outra mulher é fundamental na trama: Morgana, a irmã de Artur. Ela é vibrante, ardente em seus amores e em suas fidelidades, e polariza a história com Guinevere, constituindo-se em a sua grande rival. Sendo uma sacerdotisa da Avalon, ela tem a Visão, o que a transforma em uma mulher atormentada. 
 Trata-se, acima de tudo, da história do conflito entre o cristianismo, representado por Guinevere, e da velha religião de Avalon, representada por Morgana. 
 
Ao acompanhar a evolução da história de Guinevere e de Morgana, assim como dos numerosos personagens que as cercam, acompanhamos também o destino das terras que mais tarde seriam conhecidas com Grã-Bretanha. 
 
As Brumas de Avalon evoca uma Bretanha que é ao mesmo temo real e lendária - desde as suas desesperadas guerras pela sobrevivência contra a invasão saxônica até as tragédias que acompanham Artur até a sua morte e o fim da influência mítica por ele representada. 
 
Igraine, Viviane, Guinever e Morgana revelam através da história de suas vidas e sentimentos a lenda do rei Artur, como se ela fosse nova e original. 
 
Neste volume, O Prisioneiro da Árvore, quarto e último livro da saga.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© O Pequeno Mundo dos Livros - 2013. Todos os direitos reservados.
Criação e layout por: Maísa Andreoli Dias.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo