Leitura Concluída em 2010
Ficha Técnica
Autor: John Harding (Tradução:Elvira Serapicos)
Editora: Leya
Ano: 2010
ISBN: 9788562936111
Série: A Menina Que Não Sabia Ler (Volume #01)
Número de Páginas: 224
Sinopse
1891. Nova Inglaterra. Em uma distante e decadente mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo. Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros - únicos companheiros e confidentes - antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?
Sobre o autor
John Harding nasceu em Prickwillow, perto de Ely, Cambridgeshire, em 1951. Trabalhou primeiro como repórter e depois como escritor e editor em revistas, antes de se tornar um escritor freelance. Seu primeiro romance foi o aclamado best-seller "What We Did On Our Holiday". Ele mora em Richmond com sua esposa e dois filhos.
Booktrailer (em português - Editora Leya)
Resenha e opinião
“A Menina Que Não Sabia Ler” conta a história de dois irmãos, Florence, de 12 anos de idade, e Giles, de aproximadamente 8. Os dois são filhos de mães diferentes, e ficaram órfãos muito cedo, estando, desde então, sob os cuidados de um tio negligente, opositor da educação de mulheres, e que os deixava largados em uma propriedade interiorana escura e decadente.
Florence é a protagonista narradora. Garota muito inteligente, aprendeu a ler sozinha e vive devorando os livros da biblioteca proibida de seu tio. É uma irmã super protetora, e sua missão de vida é cuidar e proteger seu irmãozinho, Giles, a quem considera como menino ingênuo e inocente.
A obra se inicia de forma morna e monótona, com narrativa lenta e repetitiva. Após a morte da primeira preceptora de Giles, em um acidente no lago da propriedade onde moravam, chega a misteriosa Srta. Taylor para ocupar seu lugar. É aí que o livro ganha certo impulso. Obviamente existe uma grande antipatia entre Florence e a Srta. Taylor, sendo que a menina considera a estranha mulher um ser maléfico e sobrenatural, que veio fazer mal a seu irmão, dando início a um suspense psicológico surpreendente.
A princípio, o enredo se assemelha a uma fantasia infanto-juvenil, tornando-se, no decorrer dos capítulos, mais pesado e imprevisível. John Harding conduz o suspense nos fazendo perguntar o tempo todo o que é real e o que faz parte das fantasias de Florence. Infelizmente, o livro chega ao fim sem nos trazer grande parte das respostas. Talvez essa tenha sido a verdadeira intenção do autor, trazendo mistério e reflexões. Isso o leitor só poderá saber ao ler o segundo volume, onde, talvez, existam mais respostas e conclusões.
"A Menina Que Não Sabia Ler" é, definitivamente, uma obra que causa fortes emoções. Aquele tipo de leitura que o leitor ou ama ou odeia, e que, no final das contas, envolve e não sai da cabeça facilmente.
Quotes
"Depois a srta. Taylor sentou-se com as costas apoiadas em uma árvore, e parecia estar adormecida enquanto Giles e eu brincávamos de pega-pega, mas sempre que eu olhava para ela sentia que estava nos observando, os olhos estranhamente entreabertos, como os de um réptil, por isso eu tinha essa sensação de que ela havia engolido uma cobra ou um lagarto, que estava preso dentro dela, que tinha tomado seu corpo e agora olhava cobiçosamente através de seus olhos." - Pág. 80
"Quando chegou na srta. Taylor, nossa nova preceptora o dispensou, desafiando-me, como se dissesse que era o que era e faria o que quisesse e minhas perguntas jamais iriam alterar isso." - Pág. 131
"Eu sabia! Finalmente eu tinha a prova, a prova ocular de que não era uma garota maluca, mas que nossa nova preceptora não era quem fingia ser, mas uma fraude, falsa." - Pág. 173
Capa e diagramação:
A obra possui uma bonita capa, apresentando uma menina deitada de costas com um livro cheio de letras caindo. A diagramação é simples e as páginas brancas. O livro é frágil e não possui orelhas. Os capítulos são curtos, iniciando-se na página seguinte ao encerramento do capítulo anterior.
Capas pelo mundo
A Série:
1 - A Menina Que Não Sabia Ler (Volume 01)
2 - A Menina Que Não Sabia Ler (Volume 02)
Onde Comprar: Editora Leya | Submarino | Saraiva | Americanas | Extra | Ponto Frio | Livraria da Folha | Livraria Cultura | Amazon | Fnac | Casas Bahia | Livraria da Travessa | Walmart
→Os preços variam entre R$20,23 e R$39,90←
→ Mais informações sobre a obra no Skoob.
Nenhum comentário:
Postar um comentário