Leitura Concluída em 27 de abril de 2015
Ficha Técnica
Autor: Laurentino Gomes
Editora: Planeta
Ano: 2007
ISBN: 9788576653202
Trilogia: Volume #01
Número de Páginas: 368
Sinopse
O propósito deste livro, resultado de dez anos de investigação jornalística, é resgatar e contar a história da corte lusitana no Brasil e tentar devolver seus protagonistas à dimensão mais correta possível dos papéis que desempenharam duzentos anos atrás. '1808 - Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil' é o relato sobre um dos principais momentos históricos brasileiros.
Sobre o autor
Laurentino formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, possui pós-graduação em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo e fez cursos tanto na Universidade de Cambridge como na Universidade de Vanderbilt. Trabalhou como repórter e editor para vários órgãos de comunicação do Brasil, incluindo o jornal O Estado de S. Paulo e a revista Veja.
Laurentino nasceu em Água Boa-Paiçandu, no Paraná, e tornou-se famoso como escritor graças à sua autoria do best-seller 1808. Em 2008, o livro recebeu o prêmio de melhor ensaio da Academia Brasileira de Letras e da 53ª edição do Prêmio Jabuti de Literatura na categoria de livro-reportagem e de "livro do ano" da categoria de não-ficção. Em 2008, a Revista Época elegeu Laurentino uma das 100 pessoas mais influentes do ano, pelo mérito de conseguir vender mais de meio milhão de exemplares de livro de história do Brasil.
Em maio de 2015, anunciou uma nova trilogia, que abordará a escravidão no Brasil. O primeiro dos três livros deverá ser lançado em 2019, e o último, em 2022.
Gostaria de saber mais sobre o autor e suas obras? Clique AQUI para acessar seu website e AQUI para acessar seu blog.
Resenha e opinião
"1808" narra os acontecimentos que envolveram a chegada da Família Real Portuguesa no Brasil, de forma clara, agradável e divertida. A obra é composta por fatos e relatos retirados de cartas escritas por cidadãos portugueses e brasileiros que viveram nessa época.
A obra não se trata de um livro didático ou acadêmico, não sendo indicado para pesquisa ou estudo. Talvez esse seja o motivo que o torne interessante até mesmo para aqueles que pouco ou nada se interessam pela História do Brasil. Aliás, segundo o próprio autor, “o objetivo deste livro é tornar um pedaço da história brasileira mais acessível para leitores interessados em acontecimentos históricos mas com dificuldade em entender uma linguagem acadêmica (evidentemente rebuscada e de difícil compreensão)”.
O livro é escrito em linguagem jornalística, mostrando a riqueza histórica do país, relatando detalhes do período compreendido entre 1807, com a fuga da família real portuguesa para o Brasil, e 1821, com o retorno da corte a Portugal. Nesta época a rainha de Portugal, D. Maria I, era considerada louca, e não poderia assumir o trono. Tendo o seu filho mais velho D. José falecido aos 27 anos, quem assumiu o trono foi D. João, como Príncipe Regente. Ele era um homem medroso, indeciso e influenciável.
Através da leitura de "1808" somos capazes de entender a atual situação do país, que no passado sofreu com injustiças, em especial as praticadas contra os negros, e com a falta de preparo para a recepção da corte, tendo em vista a escassez de moradias, o que levou a nobreza de Portugal a simplesmente expulsar as famílias humildes de suas casas.
De forma bem humorada, o livro aborda os excessos da realeza, suas peculiaridades e absurdos, apresentando a nós, leitores, um pouco da história de nossas origens, com uma obra prazerosa e rica em informações.
Quotes
"A corte portuguesa levou quase três meses e meio para chegar ao Rio de Janeiro, com escala de cinco semanas em Salvador." - Pág. 83
"Nos livros, crônicas e filmes que inspirou, Carlota Joaquina aparece como uma esposa infiel e uma mulher feia, maquiavélica e infeliz. Há suspeitas, mas nenhuma comprovação, de que realmente tenha sido infiel. Feia, maquiavélica e infeliz, com certeza foi." - Pág. 157
"Pode-se dizer que, a esta altura, nem tudo cheirava bem na corte do Rio de Janeiro. Mas este nem de longe era o maior dos problemas." - Pág. 264
Capa e diagramação
A obra possui capa apresentando uma pequena imagem de D. João VI no centro. A diagramação é simples, com páginas amarelas. O livro é repleto de gravuras, imagens e ilustrações intercaladas com a narrativa. Os capítulos são longos, iniciando-se na página seguinte ao encerramento do capítulo anterior.
Outras Capas
Onde Comprar: Editora Planeta | Submarino | Saraiva | Americanas | Extra | Ponto Frio | Livraria da Folha | Livraria Cultura | Amazon | Fnac | Casas Bahia | Livraria da Travessa | Walmart
→Os preços variam entre R$15,90 e R$39,90←
→ Mais informações sobre a obra no Skoob.
Bom dia! Na época que eu cursava turismo, tinha uma cadeira de História do Brasil e o professor chegou a comentar sobre os livros desse autos, inclusive esse aí. Eu ainda não li. Mas gostei da sua resenha, acho que vou incluí-lo na minha enorme lista!
ResponderExcluirUm abraço!
Ah, nossas listas enormes de leitura... Sei como é! :)
ExcluirEm breve publicarei as resenhas de 1822 e 1889. Se você gostar, deve incluí-los também! É uma maneira prazerosa de conhecer melhor a história do país.
Beijão!