07 novembro 2015

Dica de Leitura: Fernão Capelo Gaivota - Richard Bach

Leitura Concluída em 05 de novembro de 2015.
Ficha Técnica


Obra: Fernão Capelo Gaivota (Título Original: Jonathan Livingston Seagull — a Story)
Autor: Richard Bach
Editora: Record
Ano: 1970
ISBN: 8501060496
Número de Páginas: 84
Sinopse
     Para as pessoas que inventaram as suas próprias leis quando sabem ter razão; para as que têm um prazer especial em fazer coisas bem feitas, nem que seja só para elas; para as que sabem que a vida é algo mais do que aquilo que nossos olhos vêem, Fernão Capelo Gaivota é uma história com sentido. Para todas as outras, ela será na mesma uma aventura sobre a liberdade e o vôo para além dos limites provisórios.
Sobre o autor

      Richard Bach (Oak Park, Illinois, 23 de junho de 1936) é um escritor estadunidense. A principal ocupação de Bach foi como piloto reserva da Força Aérea e praticamente todos os seus livros envolvem o voo de certa maneira, desde suas primeiras histórias sobre voar em aeronaves até suas últimas onde o voo é uma complexa metáfora filosófica. Bach alcançou enorme sucesso com Fernão Capelo Gaivota, sucesso este não igualado por seus livros posteriores; entretanto, seu trabalho continua popular entre os leitores.
 Resenha e opinião
     A obra é divida em três partes.

     A primeira parte do livro mostra o jovem Fernão Capelo Gaivota frustrado com o significado da conformidade e da limitação da vida de uma gaivota. Ele é apaixonado por voos de todos os tipos. Entretanto, sua falta de conformismo à limitada vida de gaivota faz com que ele entre em conflito com o bando, que se vira contra ele e o torna um banido. Contudo, Fernão continua os seus esforços para atingir voos mais altos. Ele é encontrado por duas gaivotas brilhantes, que lhe explicam que já aprendeu bastante e que irão ensinar-lhe mais.


     A segunda parte do livro mostra Fernão após transcender a um outro mundo, onde todas as gaivotas desfrutam da paixão pelo voo. Lá, o processo de aprendizagem é aumentado quase a um nível sagrado.
     Na terceira parte do livro Fernão entende que não pode ser verdadeiramente livre sem a capacidade de perdoar, e que o caminho do progresso passa pelo trabalho árduo como um aluno e pela capacidade de tornar-se um professor. Fernão volta para o antigo bando, a fim de compartilhar sua experiência.
"Fernão Capelo Gaivota" é uma lição de que o amor e o perdão merecem respeito e são igualmente importantes para se libertar da pressão de obedecer às regras apenas porque são comumente aceitas.
Capas pelo mundo

                             








Avaliação:  Bom






Onde comprar:





Confira nas redes sociais





Nenhum comentário:

Postar um comentário

© O Pequeno Mundo dos Livros - 2013. Todos os direitos reservados.
Criação e layout por: Maísa Andreoli Dias.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo