Leitura concluída em 28 de dezembro de 2014
Ficha Técnica
Ficha Técnica
Autora: Ally Condie (Tradução: Renato Marques)
Editora: Suma de Letras
Ano: 2012
ISBN: 9788581050744
ISBN: 9788581050744
Trilogia: Matched (Volume #02)
Número de páginas: 280
Sinopse
Fora da Sociedade, as regras são diferentes.
O futuro de Cassia, que um dia fora traçado com perfeição pela Sociedade, não poderia ser mais incerto agora. Ela parte para as Províncias Exteriores à procura de Ky, aprisionado e levado para o que parecia a morte certa. Mas a chegada lhe reserva uma boa surpresa: Ky conseguiu fugir para os imponentes cânions da região. O que não tornará mais fácil a missão da moça: os cânions são inóspitos, traiçoeiros e não se sabe de ninguém que tenha conseguido desbravá-los.
Nesta fronteira selvagem, Cassia conhece a promessa de uma vida diferente e testemunha os primeiros sinais de uma rebelião. Mas mesmo que ela esteja - e está - disposta a sacrificar tudo para se reencontrar com Ky, novas reviravoltas da parte de Xander podem mudar o jogo. Narrada em pontos de vista alternados por Cassia e Ky, esta continuação de Destino levará os dois aos rincões mais distantes da Sociedade, onde a vida é muito diferente do que os dois conheciam. O futuro de Cassia, que um dia fora traçado com perfeição pela Sociedade, não poderia ser mais incerto agora. Leia um trecho do livro em PDF.
Sobre a Autora

Booktrailer (legendado)
Resenha e opnião
“Travessia” foi lançado em junho de 2012 e é o segundo volume da trilogia distópica “Matched. Assim como no primeiro, a história é narrada em primeira pessoa, desta feita alternando entre os pontos de vista em cada capítulo, sendo a ora contada pela perspectiva de Cassia, ora pela perspectiva de Ky, fato que torna o enredo ainda mais detalhado.
Em “Travessia”, Cassia está com futuro mais incerto, pois seguiu para as Províncias Exteriores, com o consentimento de seus pais, à procura de Ky Markham, com quem construiu uma relação proibida, e que fora aprisionado e levado para o que poderia ser a morte certa: uma suposta guerra contra um inimigo desconhecido, guerra essa que não passava de um engodo da Sociedade, apenas para mascarar a verdadeira eliminação dos que se rebelavam contra seu sistema. Ky, entretanto, consegue fugir para os cânions inóspitos da região, porém não existe notícia de qualquer um que tenha conseguido desbravá-los. Cassia, por sua vez, passa a conhecer a promessa de uma vida diferente, testemunhando os primeiros sinais da rebelião, chamada Insurreição.
"Porque quando você ama, não há o que fazer. Você ama e não tem como voltar atrás." – Pág. 52
Neste volume são introduzidos diversos novos personagens, como Indie, uma aberração que divide quarto e trabalho com Cassia, e se torna de extrema importância na trama, e Vick, Eli e Hunter, que também têm sumo valor no decorrer da história. É também em “Travessia” que notamos profundamente a faceta da Sociedade, que decide tudo, até mesmo quem vive e quem morre.
"- É difícil fazer essa travessia - digo a ele, com voz trêmula. - Que travessia? - ele pergunta. - Para ser a pessoa que eu preciso ser. E então começamos a nos preparar." – Pág. 249
Com enredo envolvente, novamente Ally Condie nos presenteia com uma leitura rápida, de capítulos curtos e bem elaborados. Nesse romance as emoções ficam à flor da pele, nos trazendo a sensação de revolta existente nos personagens e tornando-a palpável.
Os personagens
- Cassia: personagem principal do romance;
- Ky: personagem misterioso e cheio de segredos;
- Xander: melhor amigo de Cassia e seu par pela Sociedade;
- Outros personagens: Indie, Vick, Eli, Hunter.
“Porque no fim nem sempre dá para escolher com que coisas podemos ficar. Só podemos escolher como as deixamos ir embora.” – Pag. 26
"Não finja que um lugar é igual ao outro, nem procure semelhanças. Procure apenas o que existe. " - Pag. 98
Capa e Diagramação
A bolha rompida: A capa desse volume mostra metaforicamente a busca dos personagens pela libertação, indicando que estão deixando suas "bolhas" e adentrando o espaço externo delas. Como no volume anterior, a diagramação é simples, com páginas amarelas e novos capítulos iniciados na página seguinte à de encerramento do capítulo anterior, alternando a narração entre os personagens Cassia e Ky.
Capas pelo Mundo















Nenhum comentário:
Postar um comentário