23 dezembro 2015

Dica de Leitura: O Lado Bom da Vida - Matthew Quick

Leitura Concluída em 19 de fevereiro de 2015

Ficha Técnica


Obra: O Lado Bom da Vida (Título Original: The Silver Linings Playbook)

Autor: Matthew Quick (Tradução: Alexandre Raposo)

Editora: Intrínseca

Ano: 2008

ISBN: 9788580572773

Número de Páginas: 256

Avaliação: 






Sinopse

     Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele 'lugar ruim', Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um 'tempo separados'. Tentando recompor o quebra-cabeça de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com o pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida.

Gostaria de ler um trecho do livro? Clique AQUI para ler em PDF em seu navegador.


Sobre o autor

     Matthew Quick, nascido na Filadélfia, Pensilvânia, em 1976, é um autor americano de romances. É mais conhecido pelo livro "O Lado Bom da Vida". Matthew também é autor de três outros romances: "Quase Uma RockStar", "BOY21", não publicado no Brasil e "Perdão, Leonard Peacock".
     Quick nasceu e viveu seus primeiros anos na Filadélfia, Pensilvânia. Após algum tempo se mudou para Oakly, Nova Jersey, onde cresceu e se graduou na Collingswood High School, em 1992. Após o ensino médio, Matthew, fez licenciatura em literatura inglesa na La Salle University, completando seus estudos em 1996. Ele ensinou inglês/literatura e cinema em Haddonfield Memorial High School por vários anos, durante os quais também foi treinador de futebol e basquete.
     Apesar de ser professor titular na escola, no ano de 2004, ele resolveu deixar tudo de lado e perseguir o seu sonho de se tornar um escritor de ficção. Em 2007 recebeu seu Master of Fine Arts (MFA) em Creative Writing (Escrita Criativa) pela Goddard College. Atualmente ele vive em Holden, Massachusetts com sua esposa, a escritora e pianista Alicia Bessete.

Gostaria de saber mais sobre o autor e suas obras? Clique AQUI para acessar seu website.


Booktrailer (em português - editora Intrínseca)



Resenha e opinião

     "O Lado Bom da Vida" conta a história de Pat Peoples, um homem de aproximadamente 30 anos de idade que foi internado em uma clínica psiquiátrica. É narrado em primeira pessoa, sob o ponto de vista de Pat, que não sabe quanto tempo esteve no "lugar ruim", tampouco o motivo de ter ido para lá. Ele acredita que sua esposa, Nikki, pediu para que ficassem um tempo separados.

     Pat adquiriu um vício em exercícios físicos, acreditando que, se ficar forte e bonito, Nikki o quererá de volta. Sua mãe, Jeanie, que o ama muito, leva-o para sua casa, mesmo que ainda esteja mentalmente perturbado, e compra aparelhos para que ele exercite-se. Em contrapartida, seu pai, Patrick, recusa-se a falar com ele, e todos evitam comentar sobre os acontecimentos do passado. Pat crê fervorosamente que irá conseguir reconciliar-se com Nikki.

   A obra inicia-se de forma lenta. Entretanto, esse ritmo dado pelo autor foi necessário para criar a atmosfera do enredo. O protagonista é um homem complexo, ingênuo e cativante, e os demais personagens foram muito bem desenvolvidos. Tiffany, por exemplo, apesar de problemática, é uma pessoa boa, que ajudará Pat demasiadamente durante o desenrolar da trama.

     Elaborado de forma simples, "O Lado Bom da Vida" conquista o leitor e o emociona do início ao fim, com cenas divertidas e comoventes, sendo uma leitura leve, agradável e indispensável.

     É importante ressaltar que, em 2012, a obra foi adaptada para o cinema. "O Lado Bom da Vida" é um filme estadunidense de comédia dramática e comédia romântica dirigido por David O. Russell. A trama é estrelada por Bradley Cooper e Jennifer Lawrence, e conta com Robert De Niro, Jacki Weaver, Anupam Kher, Julia Stiles e Chris Tucker nos papéis secundários.



Quotes

"Meu Deus, ela vai ficar tão impressionada quando souber que eu realmente cheguei a ler um livro em inglês arcaico!" - Pág. 53

"Quando abro os olhos, Kenny G está de pé em cima de mim, as pernas formando uma ponte sobre meu corpo, um pé de cada lado de meu peito; os acordes sensuais de sintetizador iluminam suavemente a escuridão." - Pág. 124

"Acredito em finais felizes do fundo do meu coração." - Pág. 205


Capa e diagramação

     A obra possui capa apresentando a imagem dos rostos dos protagonistas do filme lado a lado, separados pelo nome da obra e alguns quotes. A diagramação é simples e as páginas são amarelas. Os capítulos são curtos, iniciando-se na página seguinte ao encerramento do capítulo anterior.


Capas pelo mundo






→Os preços variam entre R$14,99 e R$29,90←


→ Mais informações sobre a obra no Skoob.

2 comentários:

  1. Uma amiga minha já havia me falado desse livro um tempo atrás, eu vivo enrolando para lê-lo... Quem sabe em 2016 eu dê uma oportunidade para o livro e depois para o filme.
    Boa noite e um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Siz! Dê sim, são ótimos! Eu amei tanto o livro quanto o filme. E os atores são ótimos!
      Beijooos e feliz Natal!!!

      Excluir

© O Pequeno Mundo dos Livros - 2013. Todos os direitos reservados.
Criação e layout por: Maísa Andreoli Dias.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo