25 outubro 2015

Dica de Leitura: A Última Música - Nicholas Sparks

 
Leitura Concluída em 24 de outubro de 2015.


Ficha Técnica
 
 
 
Obra: A Última Música (Título Original: The Last Song)
 
Autor: Nicholas Sparks (Tradução: Marsely de Marco Martins Dantas)
 
Editora: Novo Conceito
 
Ano: 2009
 
ISBN: 9788563219077
 
Número de Páginas: 336
 
 
 
 
 
Sinopse
 
     Aos dezessete anos, Verônica Miller, ou simplesmente Ronnie, vê sua vida virada de cabeça para baixo, quando seus pais se divorciaram e seu pai decide ir morar na praia de Wrightsville, na Carolina do Norte. Três anos depois, ela continua magoada e distante dos pais, particularmente do pai. Entretanto, sua mãe decide que seria melhor para os filhos passarem as férias de verão com ele na Carolina do Norte. O pai de Ronnie, ex-pianista, vive uma vida tranquila na cidade costeira, absorto na criação de uma obra de arte que será a peça central da igreja local. Ressentida e revoltada, Ronnie rejeita toda e qualquer tentativa de aproximação dele e ameaça voltar para Nova York antes do verão acabar. É quando Ronnie conhece Will, o garoto mais popular da cidade, e conforme vai baixando a guarda começa a apaixonar-se profundamente por ele, abrindo-se para uma nova experiência que lhe proporcionará uma imensa felicidade – e dor – jamais sentida. Uma história inesquecível de amor, carinho e compreensão – o primeiro amor, o amadurecimento, a relação entre pais e filhos, o recomeço e o perdão – A ULTIMA MÚSICA demonstra, como só Nicholas Sparks consegue, as várias maneiras que o amor é capaz de partir e curar seu coração. Conheça o website do livro. Leia um trecho do livro em PDF.
 
  
 
 
 
 
Sobre o autor
 
     Nicholas Sparks nasceu em Omaha, cidade do estado de Nebraska, nos Estados Unidos da América. Durante o colégio se graduou como orador oficial e recebeu uma bolsa completa para a Universidade de Notre Dame. Na universidade, fez sucesso quebrando o recorde da escola ao fazer parte de uma equipe de revezamento como calouro, mas se machucou e, passou o verão em recuperação. Seu primeiro romance foi escrito nesse período de recuperação, mas nunca foi publicado. Formou-se em Finanças Empresariais na mesma universidade e logo se graduou. Conheça seu website.
 
 
 
 
 
 


Resenha e opinião

     "A Última Música" narra a história de Ronnie, uma adolescente mal humorada, que culpa o pai pela separação da família e não fala com ele há três anos, não lê suas cartas e não atende suas ligações.
 "Ronnie estava sentada no banco da frente do carro sem entender por que seus pais a odiavam tanto." - Pág. 10
     Sua mãe, Kim, decide que Ronnie e seu irmão, Jonah, passarão o verão com o pai, na Carolina do Norte, onde nada interessante acontece, onde a diversão é pescar, brincar na lama, jogar vôlei e vigiar ninhos de tartarugas. É la que Ronnie conhece Will, um belo rapaz sulista. A partir daí, toda a rebeldia adolescente vai aos poucos se esvaindo, quando Ronnie começa a conhecer melhor e se envolver com Will ao tentar salvar um ninho de tartarugas marinhas. 
 "Perto do ninho, o mato inclinava-se com a brisa, e o barulho regular das ondas os cercava, deixando em Will a sensação de estarem encapsulados." - Pág. 113
     Na trama existem, ainda, outros problemas , como aqueles envolvendo o misterioso e sombrio Marcus, a família complicada e muito rica de Will, a menina conturbada Blaze, entre outros. Contudo, um verão que tinha tudo para ser terrível, acaba sendo muito agradável, quando Ronnie finalmente começa a perdoar o pai, percebendo quais são as coisas que importam na vida e conhecendo o verdadeiro amor. A obra demonstra uma jornada de amadurecimento e aprendizado, onde os personagens adquirem respeito, amor e, acima de tudo, aprendem a perdoar uns aos outros.
 "Dessa vez, ela sabia com certeza que ele queria passar um tempo a sós com ela - porque ele gostava dela, mesmo sem ter certeza se ela sentia o mesmo." - Pág. 176
     A história é narrada em terceira pessoa, e cada capítulo é evindenciado sob a ótica de cada personagem, dando-nos a chance de ter a visão de toda a história por vários ângulos. "A Última Música" é um história comovente, repleta de mensagens de amor, perdão e segundas chances.   
 "Assim que chegou perto dele, colocou seus braços ao redor do seu pescoço e o beijou da forma mais apaixonada que pôde." - Pág. 238
     Por fim, cabe destacar a existência de um filme baseado na obra. "A Última Música" é um filme americano de 2010 estrelado pela cantora e atriz Miley Cyrus e dirigido por Julie Anne Robinson. Sparks finalizou o roteiro em janeiro de 2009, antes mesmo da conclusão do livro. A premissa do filme é baseada em uma adolescente problemática, interpretada por Cyrus, e seu pai afastado, interpretado por Greg Kinnear, enquanto eles voltam a se unir através da música, durante um verão em uma cidade litorânea do sul dos Estados Unidos. O filme foi liberado no Brasil em 11 de junho de 2010.
 
 
 
 
 
Os personagens
 
 - Ronnie Miller - adolescente rebelde de 17 anos de idade, forçada a passar o verão com seu pai.
 
 - Steve Miller - pai de Ronnie e Jonah. É um pianista que se mudou para a Carolina do Norte depois de seu divórcio.
 
 - Will Blakelee - um popular e talentoso jogador de vôlei de praia, é o interesse romântico de Ronnie.
 
- Jonah Miller - irmão mais novo de Ronnie, mandado junto com sua irmã para passar o verão com o pai.
 
 - Kim - mãe de Ronnie e Jonah.
 
- Marcus - rapaz misterioso e sombrio, líder de uma gangue de bandidos que se diverte com malabarismos com fogo.
 
 - Blaze - uma rebelde que se torna amiga de Ronnie.
 
 - Pastor Harris - pastor devoto da igreja local. Ele foi o primeiro professor de piano de Steve, sua figura parental e melhor amigo, enquanto Steve estava crescendo.
 
 - Scott - melhor amigo de Will, tenta criar problemas entre Will e Ronnie.
 
 
 
 
 
Capa e diagramação
 
     A obra possui capa apresentando uma imagem maior de um casal sorrindo, de frente um para o outro, e uma imagem menor de um pai e filha caminhando na praia. Diagramação simples, com páginas amarelas. Os capítulos são curtos, iniciando-se na página seguinte ao final do capítulo anterior.
 
 
 
 
 
 
 
Capas pelo mundo
 
                        



 





Avaliação: (Ótimo)
 




Onde Comprar
 
 
A Última Música: Submarino| Saraiva| Americanas
 
 
 
 
Confira nas redes sociais
 
 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© O Pequeno Mundo dos Livros - 2013. Todos os direitos reservados.
Criação e layout por: Maísa Andreoli Dias.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo